Aê! Android Nougat deve chegar ainda este ano para família Moto Z e Moto G4

2 min de leitura
Imagem de: Aê! Android Nougat deve chegar ainda este ano para família Moto Z e Moto G4

Se depender da Lenovo, os donos de celulares com a marca Moto não vão precisar aguardar meses para poder brincar com a mais nova versão do Android. Depois de o Nougat chegar aos aparelhos mais recentes da linha Nexus – da Google – e de a LG anunciar que seu esperado LG V20 vai ser o primeiro smartphone a sair de fábrica com a atualização, a fabricante chinesa, que é a atual dona do portfólio mobile da Motorola, revelou que tanto os aparelhos da família Moto Z quanto o Moto G de última geração vão receber o update ainda este ano.

A descoberta foi feita pelo pessoal do site Droid-Life, que andou buscando o posicionamento de diversas empresas do setor em relação ao cronograma de implementação do Android 7.0. Como os dispositivos da linha Moto costumam adotar uma versão do sistema operacional que apresenta uma experiência bem próxima da oferecida pelo software original – quase sem customizações ou interferências pesadas na plataforma –, já era esperado que a atualização não demorasse, mas não se sabia exatamente quais celulares receberiam a novidade.

Já está com um Moto Z em mãos? Prepare-se para o Nougat!

Felizmente, a Lenovo foi bastante direta em sua resposta e deu informações razoavelmente precisas a respeito de disponibilidade e data de chegada do update. “Esperem ver pelo Android N na família Moto Z e no Moto G4 no início do quarto trimestre”, comunicou o representante da companhia. Como o último trimestre de 2016 começa dentro de alguns dias – mais precisamente em outubro – e vai até o final do ano, os usuários de smartphones como Moto Z, Moto Z Force, Moto Z Play, Moto G4, G4 Plus e G4 Play já podem se preparar para o Nougat.

E quanto aos outros modelos de celulares da casa que ainda estão no mercado e nas mãos dos consumidores? Por enquanto, a Lenovo ainda não está pronta para compartilhar novidades a respeito da chegada do Android 7.0 a edições passadas do Moto G ou à linha Moto X, por exemplo. “Sabemos que esses upgrades dizem respeito a acertar tudo e garantir que o desempenho do telefone continue sendo o melhor possível”, explicou a empresa.

Sempre o “fator Brasil”...

Vale notar que, mesmo que você tenha um aparelho que está contemplado nesse pacote inicial de atualizações, talvez o update demore um pouco mais para chegar ao Brasil. Como boa parte das atualizações oficiais de smartphones Android é feita pelo sistema OTA (over-the-air) e esse tipo de operação depende da disponibilidade – e boa vontade – das operadoras de telefonia celular, é muito provável que o cronograma montado pela Lenovo para o resto do mundo acabe sofrendo um bom atraso em terras brasileiras.

Resta esperar que a vinda do Nougat aos aparelhos com o selo Moto não se torne uma verdadeira novela como a da atualização do LG G3 para o Marshmallow – episódio que já virou uma espécie de lenda urbana para os donos do dispositivo, ainda presos ao Lollipop. Será que os consumidores locais dão sorte desta vez?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.