7 formas de utilizar o Kahoot e criar quiz para ajudar nos estudos

4 min de leitura
Imagem de: 7 formas de utilizar o Kahoot e criar quiz para ajudar nos estudos
Imagem: Reprodução / TecMundo

O Kahoot é uma plataforma de quizzes que vem sendo muito utilizada para o aprendizado. Com ela, é possível estudar um determinado tema, através do famoso sistema de perguntas e respostas. Além de também permitir que você crie desafios, baseados nos seus conhecimentos, e disponibilize-os para outros usuários.

Entretanto, não há uma única forma de realizar essas atividades. Uma vez dentro da própria plataforma há também recursos para criar cursos, e até mesmo acompanhar um ranking da sua evolução em um determinado assunto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Sendo assim, hoje apresentamos sete formas de utilizar o Kahoot para ajudar nos estudos. Confira!

1. Utilizando os quizzes disponíveis na plataforma

Como dito anteriormente, o Kahoot é uma plataforma que utiliza o sistema de quizzes, famosos jogos de perguntas e respostas, para que seus usuários testem seus conhecimentos. Lá, é possível encontrar os mais variados temas, que vão desde matérias escolares até desafios sobre um determinado filme, série ou franquia.

É possível filtrar as buscas do Kahoot por tema, e até mesmo por período escolarÉ possível filtrar as buscas do Kahoot por tema, e até mesmo por período escolarFonte:  Reprodução / TecMundo 

Sendo assim, você pode procurar por uma determinada matéria, e dentro das opções escolher um assunto mais específico. Por exemplo, caso queira aprender mais sobre matemática, é possível navegar em temas mais assertivos como frações, geometria, trigonometria, estatística, etc.

Além disso, também é possível filtrar pelo grau de ensino desejado. Dessa forma, você pode aplicar uma busca por um determinado tema, mas com uma grade voltada para o seu atual período escolar.

2. Procurando cursos disponíveis

Não é só de quizzes que vive o Kahoot. Na plataforma, é possível encontrar também cursos disponíveis de um determinado tema. Com eles, você pode ter acesso a um material mais específico sobre um assunto, com acesso a trechos de livros, vídeos explicativos, e até mesmo exercícios para praticar.

Os cursos contam com ilustrações e referências bibliográficas para auxiliar no ensinoOs cursos contam com ilustrações e referências bibliográficas para auxiliar no ensinoFonte:  Reprodução / TecMundo 

Isso sem contar na possibilidade de fazer uma espécie de "ensino casado". Isso porque muitos desses cursos também disponibilizam quizzes no final, que funcionam como uma forma de prova ou teste, para testar os conhecimentos adquiridos.

E para encontrá-los é simples, basta fazer uma pesquisa normal, pelo assunto desejado, e depois que os resultados forem apresentados, mudar a opções de visualização para apenas cursos disponíveis.

Filtrando na opção "Curso" você pode encontrar diversas aulas online para ajudar no seu aprendizadoFiltrando na opção "Curso" você pode encontrar diversas aulas online para ajudar no seu aprendizadoFonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Criando quizzes para que você mesmo possa jogar

Outra forma bem interessante de aprender é criando os seus próprios quizzes. Isso mesmo, ao invés de encontrar temas específicos, disponibilizados na plataforma, você pode criar as suas próprias atividades e se desafiar para saber se o seu conhecimento anda afiado.

Você pode criar quizzes e cursos e testar os seus conhecimentosVocê pode criar quizzes e cursos e testar os seus conhecimentosFonte:  Reprodução / TecMundo 

Por exemplo, é possível criar questões sobre um determinado idioma, e colocar opções bem similares. Dessa forma, há a possibilidade de decorar a forma com que palavras são escritas corretamente, e até mesmo como são pronunciadas da maneira certa.

4. Criando quizzes para disponibilizar para outros usuários

E depois de criar os seus quizzes, por que não disponibilizá-los para outros usuários do Kahoot? Para isso é preciso estar com o conhecimento em dia, afinal, você terá a responsabilidade de desafiar outras pessoas, e não pode disponibilizar questões cujas respostas estejam erradas. 

Também é possível disponibilizar os cursos e quizzes criados com outros usuários da plataformaTambém é possível disponibilizar os cursos e quizzes criados com outros usuários da plataformaFonte:  Reprodução / TecMundo 

Além disso, é possível acompanhar o ranking de cada usuário que fez os seus quizzes. Com isso, você pode tirar uma série de dados, como por exemplo quais são as questões mais complexas, ou as mais fáceis. E em cima disso, preparar um novo conteúdo, que também será disponibilizado para todos na plataforma.

5. Jogando e aprendendo através de uma videoconferência

O Kahoot traz uma série de recursos tanto para seus cursos como para os seus quizzes. E um deles é a de permitir jogar com outras pessoas através de uma videoconferência.

Sendo assim, além de se divertir com seus amigos, também é possível compartilhar conhecimento, e até mesmo resolver questões com a ajuda de outros jogadores em tempo real.

É possível usar o recurso de videoconferência em seus cursos ou quizzes do KahootÉ possível usar o recurso de videoconferência em seus cursos ou quizzes do KahootFonte:  Kahoot 

E também é possível usar o recurso nos cursos e quizzes que você criou. Dessa forma, você pode acompanhar a resolução dos seus desafios em tempo real, e até mesmo tirar dúvidas online.

6. Acompanhando a sua evolução na resolução de quizzes

E depois de concluir os quizzes, fique de olho para conferir o seu ranking final. Assim, você pode analisar o seu desempenho de uma maneira geral, ou em cada uma das etapas do desafio proposto.

É possível visualizar seu desempenho depois de completar as atividadesÉ possível visualizar seu desempenho depois de completar as atividadesFonte:  Reprodução / TecMundo 


Sendo assim, é possível analisar no que você está errando mais, e assim refazer essas mesmas atividades, mas agora com um cuidado maior. E para isso, nada melhor do que dar mais uma estudada a mais no assunto antes de se desafiar novamente.

7. Juntando dois temas em um só

Para quem gosta muito de aprender, há também a possibilidade de estudar sobre dois temas de uma só vez. Mais precisamente uma matéria escolar e uma linguagem nova. Isso porque o Kahoot permite que você visualize quizzes e cursos em diferentes idiomas.

Você pode escolher a linguagem de um determinado tema de estudoVocê pode escolher a linguagem de um determinado tema de estudoFonte:  Reprodução / TecMundo 

Sendo assim, é possível, por exemplo, estudar biologia, ao mesmo tempo em que você lê sobre o tema em inglês. Dessa forma, além de colocar a nova língua em prática, você também não perde tempo e começa a descobrir os assuntos biológicos de seu interesse.

Agora que você já sabe como criar atividades com o Kahoot Quiz, basta deixar a criatividade fluir para auxiliar nos seus estudos.

E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.