Carteira do Google passará a ter suporte a pagamento por QR Code

1 min de leitura
Imagem de: Carteira do Google passará a ter suporte a pagamento por QR Code
Imagem: Wellington Arruda / TecMundo

O Google anunciou nesta terça-feira (27), o pagamento por QR Code com o aplicativo de Carteira para Android. A novidade chega em primeira mão para o mercado brasileiro e permite que até mesmo quem não tem um smartphone com NFC possa pagar suas compras de forma simplificada.

O recurso pode efetuar pagamentos à vista e de forma parcelada, e o usuário consegue conferir o número de parcelas antes da conclusão da venda. Para usá-lo, basta solicitar a forma de pagamento, apontar a câmera do celular para o QR Code que aparecerá na tela da “maquininha” e, pronto, o aplicativo usará o cartão de crédito cadastrado para efetuar a compra.

Usar pagamento por QR CodeO pagamento por QR Code visa a praticidade até mesmo para quem não tem celular com NFC.

O mercado brasileiro foi escolhido para estrear a novidade, visto que, estudos mostram que cerca de 60% dos celulares Android vendidos no Brasil não contam com a tecnologia NFC. Natacha Litvinov, líder de estratégia e operação de pagamentos do Google para a América Latina diz que “Os dados mostram que uma parte expressiva da população brasileira acaba excluída da facilidade e segurança trazidas pelos pagamentos digitais feitos com a Carteira do Google. O pagamento por QR Code é uma tecnologia pensada e desenvolvida para mercados como o nosso, que vai ampliar ainda mais a democratização digital já proporcionada pelo sistema Android”.

Segurança na hora de pagar

O Google garante que não envia as informações reais do cartão ao comerciante. Para evitar possíveis fraudes, o sistema solicita o desbloqueio da funcionalidade por biometria e gera um token criptografado, o mesmo utilizado para gerar cartões virtuais.

Segurança pagamento QR CodeO Google garante a segurança durante o processo.

Ashley Jiang, gerente de produto para Carteira do Google e líder do desenvolvimento do pagamento com QR Code afirma que “A segurança do usuário é nossa prioridade ao desenvolver produtos e seguimos padrões rígidos de privacidade, transparência, escolha e controle. Esta foi uma preocupação durante o desenvolvimento do recurso de pagamento com QR Code, que estamos felizes em disponibilizar no Brasil nos próximos meses”

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.