Intel Core M deve rodar nos melhores híbridos entre tablets e laptops

1 min de leitura
Imagem de: Intel Core M deve rodar nos melhores híbridos entre tablets e laptops

Depois de confirmar a linha de processadores Core M e explicar em detalhes o funcionamento da nova família, a Intel revelou também quais serão as primeiras unidades a chegarem ao mercado, algumas das utilidades desses chips e que tipo de produto mais deve ser beneficiado no mercado por conta da novidade.

Os modelos são o 5Y70, o 5Y10a e o 5Y10. Eles rodam a partir da placa gráfica Intel HD Graphics 54300 e acompanham a tecnologia Turbo Boost. As CPUs terão clock base entre 1,3 GHz e 1,4 GHz, mas é bem provável que esses números não sejam nada respeitados.

Apesar de fazerem parte da linha Broadwell de processadores, eles não serão substitutos diretos da linha de voltagem padrão da empresa, que alimenta os laptops de elite com os chips. Na verdade, o alvo desses chips é suceder a série Y, de PCs "dois em um" — aqueles híbridos entre laptops e tablets que, com uma tela de tamanho considerável, funcionam com ou sem um teclado adicional.

Esses aparelhos funcionam a partir de 5 watts de potência e, por conta dessa queda (os anteriores eram de 11,5 watts), é possível encaixar os novos chips e fazê-los funcionar em dispositivos de 10" que não utilizem uma ventoinha.

Solução simples e eficaz

A retirada dessa peça deixa os aparelhos mais leves, sem o desconforto e o barulho da ventoinha, e, ainda assim, funcionando sem superaquecer. Ou seja, o Core M não é um processador "top de linha", mas fará milagres em dispositivos que antes nem sonhavam com uma boa quantidade de processamento e vida útil de bateria.

Apesar de o benefício ser mais direcionado aos tais PCs "dois em um", o modelo ASUS Zenbook UX305 (que você confere acima) é um dos mais esperados com o Intel Core M — e ele age somente como um laptop extremamente fino e econômico em bateria.

Dispositivos com o chip Intel Core M devem chegar ao mercado a partir do fim deste ano. O preço pode assustar, mas a possibilidade de substituir de vez o laptop e o tablet por um único aparelho que cumpra bem as duas funções deve ser tentadora o suficiente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.