Por onde você andou? Consulte seu histórico de localização junto à Google

1 min de leitura
Imagem de: Por onde você andou? Consulte seu histórico de localização junto à Google
Imagem: Snaxzer

A Google é conhecida também pelo codinome “a Gigante das buscas”. Mas as atividades da companhia não se restringem a implementações em seus serviços de pesquisas de conteúdo online. A empresa é responsável ainda por encabeçar uma série de projetos – conheça alguns deles por meio deste link. E rastrear os passos de seus clientes é outra das tarefas que a companhia executa com maestria.

Confusões, contudo, devem ser evitadas: o monitoramento de determinadas informações por parte da Google é feito somente a partir de autorizações concedidas por usuários de certos serviços. Isso significa que, se um mobile Android rodar, por exemplo, o aplicativo Google Maps, o registro de atividades passadas pode ser consultado.

Consultar os dados coletados por apps pode ser, por vezes, tarefa complicada. Nem todas as ferramentas da Gigante das buscas contam com mecanismos de monitoramento de atividades. Que tal então experimentar o “Histórico de Localização” disponibilizado pela empresa?

Revisite seus últimos passos

O site “Location History Browser” funciona como um tipo de extensão do Google Maps. Ao acessar o espaço virtual, um histórico detalhado sobre seus últimos passos pode ser conferido. Hora e local de visita, bem como tempo de permanência em um determinado lugar, são alguns dos dados apontados pela ferramenta.

Para que as estatísticas sejam todas apontadas, uma conta ativa junto à Google deve ser usada – certifique-se de estar logado antes de conferir os registros feitos por Location History Browser. Demais configurações podem ser calibradas: se sua privacidade estiver sendo ameaçada, clique sobre o ícone de configurações (“engrenagem”) e personalize a forma de funcionamento do serviço de monitoramento.

Ao acessar os pontos vermelhos exibidos pelo mapa, informações diversas vão pipocar em sua tela. Ao lado esquerdo da página, a opção “Excluir todo o histórico” estará à mostra; o registro online de seus últimos passos pode, dessa forma, ser apagado sem grandes dificuldades.

Como desativar o serviço em seu mobile

A Google faz uso também do mecanismo de GPS acoplado em seu smartphone ou tablet para rastrear seu itinerário (saiba mais sobre este mecanismo aqui). E, apesar de estar ativada por padrão, fazer com que esta função pare de funcionar é tarefa fácil. Em Configurações/Contas/Config. de local do Google, dois comandos serão listados: desative o “Relatório de localização” e o “Histórico de localização”.

Saiba mais sobre o sistema operacional Android através desta página. Perdeu seu smartphone? Descubra como rastrear seu aparelho assistindo a este tutorial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.