Google admite que criptografia do Hangouts não é de 'ponta a ponta'

1 min de leitura
Imagem de: Google admite que criptografia do Hangouts não é de 'ponta a ponta'

Por muito tempo, imaginou-se que o Google Hangouts utilizava um sistema de criptografia de ponta a ponta (end-to-end), que permitiria um sigilo total das informações transmitidas entre dois usuários — uma vez que somente eles teriam a chave para decodificar a encriptação. Mas agora, uma nova informação da própria Google deixa claro que isso não é exatamente como se imaginava.

A revelação foi feito durante um Ask me Anything no Reddit, na qual alguns membros do departamento legal e das políticas públicas responderam algumas perguntas para os usuários. Lá, eles revelaram: “Um porta-voz confirmou que o Hangouts não usa encriptação end-to-end. Isso torna tecnicamente possível que a Google tenha acesso a conversas se isso for requisitado por agentes legais.”.

Ou seja: caso a Justiça de alguns países determine que a Google revele o que foi trocado de informações entre dois usuários. Vale dizer que há uma série de serviços bem difundidos que utiliza a encriptação de ponta a ponta, incluindo o FaceTime da Apple. Será que isso vai mudar algum dia ou ainda veremos mais serviços revelando que não trazem criptografia total para os usuários?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.