Do nada, Google Fotos perde opção de backup apenas com o celular na tomada

1 min de leitura
Imagem de: Do nada, Google Fotos perde opção de backup apenas com o celular na tomada
Imagem: Telegraph

Da mesma forma como a Google adiciona recursos ao seu aplicativo de galeria da nuvem, ela também remove funcionalidades que não considera importante para o projeto. Sendo assim, o recurso mais recente a dar adeus ao Google Fotos é a opção de fazer backups apenas quando o seu celular está conectado à tomada.

Ao que parece, a função foi retirada do app em suas últimas atualizações para Android (versão 2.17) e iOS (versão 2.18.0) e acabou pegando muitos usuários de surpresa. Não é para menos, já que o item podia ser uma mão na roda para quem fica muito tempo conectado à internet, mas longe da tomada.

Atual tela de backup do app não traz a opção

Até a documentação sobre o recurso sumiu

Isso porque isso impedia que a cópia de imagens e vídeos locais para a cloud interferisse na autonomia da bateria durante o dia. Agora, no menu de “Backup e sincronização”, é possível encontrar apenas seletores para usar ou não a rede celular para fazer a transmissão de segurança. Até a documentação de suporte online da Google removeu as menções à opção de fazer o backup apenas com o dispositivo sendo recarregado.

Fica difícil dizer se a Gigante das Buscas entendeu que os backups estão gastando pouca energia ao rodar em segundo plano ou se a empresa decidiu que, quando um gadget está conectado ao WiFi, por exemplo, ele está sempre ao alcance de um carregador. O que você acha da mudança? Isso deve afetar seu uso do Google Fotos? Deixe a sua opinião sobre o update e o recurso removido mais abaixo, na seção de comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.