Facebook coloca criptografia ponta-a-ponta no Messenger

1 min de leitura
Imagem de: Facebook coloca criptografia ponta-a-ponta no Messenger

O Facebook está melhorando a segurança do próprio mensageiro. De acordo com comunicado, a equipe de desenvolvimento de Mark Zuckerberg está testando a criptografia de ponta-a-ponta para o Messenger, algo que deve chegar como um recurso chamado "Conversas Secretas".

Algumas pessoas já podem testar a novidade, segundo o Facebook, sendo disponibilizada globalmente nas próximas semanas. A criptografia de ponta-a-ponta é de extrema importância, já que as conversas se tornam mais seguras no que toca a privacidade. "Nós ouvimos que, em alguns momentos, vocês querem proteções adicionais", disse a rede social.

O WhatsApp e o Telegram, além do Signal, principais concorrentes do Messenger, já oferecem a proteção há algum tempo. A criptografia do Messenger será baseada no protocolo da Open Whisper, o mesmo do WhatsApp e Signal.

De acordo com o Facebook, a novidade vai funcionar apenas em smartphones, tablets e computadores selecionados pelo usuário. Além disso, GIFs e vídeos não serão criptografados, com o "Conversas Secretas" funcionando basicamente apenas para mensagens de texto. Como o Snapchat, a equipe do Messenger também indicou que vai existir uma possibilidade de enviar mensagens com tempos pré-definidos antes de uma "autodestruição".

Chat secreto

Pode confiar?

O Facebook já foi muito criticado pela vigilância que faz sobre os dados de usuários, principalmente no que toca o rastreamento e a retenção de links compartilhados por meios privados, como indicou o The Verge.

Porém, ao adicionar a criptografia de ponta-a-ponta, a equipe de Mark Zuckerberg recebe "uma estrelinha dourada", já que a capacidade é algo que deve ser obrigatória em mensageiros.

"As conversas secretas só poderão ser lidas em um dispositivo e nós reconhecemos que a experiência pode não ser boa para qualquer um. Também é importante notar que essas conversas não suportaram conteúdos ricos, como GIFs, videos, pagamentos ou qualquer recursos mais popular do Messenger", disse a equipe.

Em breve, você vai encontrar um tutorial sobre como ativar as Conversas Secretas aqui no TecMundo. Então, fique ligado nesta página.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.