Depois de 28 anos funcionando dentro dos navegadores mais populares do mundo, exatamente o período de ascensão da internet, o algoritmo de criptografia RC4 deve ser aposentado pela Microsoft, pela Google e pela Mozilla, os desenvolvedores dos browsers mais utilizados hoje em dia.

Chrome, Edge, Internet Explorer e Firefox vão gradativamente descontinuar o uso do RC4 em suas próximas atualizações. O motivo? Esse algoritmo tornou-se pouco seguro, apresentando uma série de vulnerabilidades, sendo possível driblá-lo em poucos dias ou até mesmo horas.

Aposentadoria compulsória

Os planos da Google indicam que o suporte ao RC4 deve acabar nas próximas atualizações do Chrome, por volta de janeiro ou fevereiro de 2016. A Microsoft deve desativar o algoritmo como padrão para todos os usuários do Edge e do Internet Explorer no Windows 7, 8.1 e 10 também no começo do ano que vem. A Mozilla também marcou janeiro de 2016 como a data a partir da qual o Firefox não vai mais utilizar o RC4.

Dessa forma, todos os servidores HTTPS que só suportam RC4 vão parar de funcionar nos navegadores mais populares no início de 2016.

Como as empresas podem melhorar a segurança de seus navegadores? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: