Visão solar: painéis solares nos olhos podem restaurar a visão, diz estudo

Imagem de: Visão solar: painéis solares nos olhos podem restaurar a visão, diz estudo
Imagem: Getty Images

Uma equipe de engenheiros da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW Sydney), na Austrália, estão desenvolvendo um projeto que visa implantar pequenos painéis solares nos olhos das pessoas. O objetivo é utilizar a tecnologia solar na retina humana a fim de restaurar a visão daqueles com diferentes tipos de complicações oculares e, assim, oferecer mais qualidade de vida.

Neste momento, o grupo internacional de cientistas tem em vista compreender como a tecnologia pode ser aplicada para transformar a luz solar que chega ao olho humano em energia elétrica.

O grupo acredita que dessa forma será possível contornar fotorreceptores danificados para fornecer informações visuais ao cérebro — fotorreceptores são as células que detectam luz e cor. Inclusive, Roemer explica que já ocorreram alguns testes com a tecnologia, mas ela está em seus estágios iniciais; os pacientes precisavam implantar fios em seus olhos, o que pode ser um procedimento extremamente complicado e não tão seguro.

A UNSW afirma que o dispositivo terá cerca de 2 mm² de tamanho com pixels que medem aproximadamente 50 micrômetros.A UNSW afirma que o dispositivo terá cerca de 2 mm² de tamanho com pixels que medem aproximadamente 50 micrômetros.Fonte:  Getty Images

“Pessoas com certas doenças como retinite pigmentosa e degeneração macular relacionada à idade perdem lentamente a visão à medida que os fotorreceptores no centro do olho degeneram. Há muito se pensa que os implantes biomédicos na retina poderiam substituir os fotorreceptores danificados”, destaca o Dr. Roemer.

Tecnologia solar nos olhos

Como os cientistas não desejam utilizar nenhum tipo de fio elétrico diretamente nos olhos, eles acreditam que uma boa alternativa seja o uso de pequenos painéis solares conectados ao globo ocular. Conforme a equipe explica, o painel seria alimentado automaticamente pela luz solar e totalmente portátil, sem a necessidade de cabos ou fios.

Atualmente, o desenvolvimento está em fase de prova de conceito, e os pesquisadores afirmam que já obtiveram alguns bons resultados. Apesar disso, o projeto ainda não foi testado em seres humanos, e ainda falta um longo período de pesquisa antes que a tecnologia possa ser implantada nas retinas de pacientes com problemas de visão.

“Uma coisa a notar é que mesmo com a eficiência das células solares empilhadas, a luz solar por si só pode não ser forte o suficiente para funcionar com estas células solares implantadas na retina. As pessoas podem ter que usar algum tipo de óculos de proteção ou óculos inteligentes que funcionem em conjunto com as células solares que são capazes de amplificar o sinal solar na intensidade necessária para estimular de forma confiável os neurônios do olho”, acrescenta o Dr. Roemer.

Gostou do conteúdo? Fique sempre atualizado com os últimos estudos sobre a tecnologia solar aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para compreender como a Austrália está investindo em chip semi-biológico com células cerebrais humanas.