FDA aprova primeira lente de contato que libera medicamento no olho

1 min de leitura
Imagem de: FDA aprova primeira lente de contato que libera medicamento no olho
Imagem: Shutterstock

No início deste mês, a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos EUA, aprovou o uso de lentes de contato descartáveis capazes de liberar medicamentos antialérgicos diretamente no olho dos usuários. Cientistas têm expectativas de que esses artefatos oftálmicos possam ser usados futuramente para o tratamento da catarata e do glaucoma.

Chamada de Acuvue Theravision, a nova lente farmacológica é fabricada pela divisão de cuidados visuais da farmacêutica americana Johnson & Johnson (J&J) e entrega 19 mcg de cetotifeno, um conhecido anti-histamínico. Com isso, ela se torna a primeira lente de contato a fazer eluição de medicamento, oferecendo uma experiência inédita para usuários com coceira alérgica nos olhos.

Colocando medicamentos em lentes de contato

Fonte: Johnson & Johnson/Divulgação.Fonte: Johnson & Johnson/Divulgação.Fonte:  Johnson & Johnson 

A colocação de medicamentos em lentes de contato tem sido um desafio de décadas para os cientistas, que pesquisam tratamentos não só de alergia ocular, mas também para outras doenças oculares, como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular. Como os colírios são frequentemente esquecidos pelos pacientes, muitas dessas enfermidades são tratadas com injeções, que podem causar sangramento e infecções.

Mas, atingir a compatibilidade perfeita entre o fármaco e a lente de contato demandou uma série de estudos clínicos complexos. Certos tipos de lentes não conseguem reter alguns medicamentos e os liberam muito rapidamente. Por outro lado, explica o diretor de ciências clínicas da J&J, Brian Pall, “se a droga e a lente são muito compatíveis, elas podem se unir de uma maneira que, uma vez colocada no olho, a droga não é liberada”.

Finalmente, estudos com protocolos multicêntricos resultaram em lentes de contato que reduziram a coceira de alergias em três minutos após a colocação, com efeito de até 12 horas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.