Como funciona a tecnologia da Nvidia que 'imita' olhar para a câmera

1 min de leitura
Imagem de: Como funciona a tecnologia da Nvidia que 'imita' olhar para a câmera
Imagem: Nvidia/divulgação

Nos últimos dias, a Nvidia lançou uma nova função para o Broadcast, seu aplicativo voltado para alterações de software no PC. O lançamento faz com que a câmera do computador ou notebook consiga "travar" os olhos para dentro da gravação.

O recurso, chamado Eye Contact, permite que durante a gravação de algum rosto fique mais profissional ao imitar como os olhos ficariam se estivessem focados na câmera durante todo o tempo. Na criação de vídeos, é muito comum que o apresentador esqueça de olhar para a câmera ou desvie o olhar diversas vezes, e essa aplicação ajuda a prevenir isso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A tecnologia usa um Inteligência Artificial poderosa para simular olhos novos, que tentam sintonizar com a cor real da íris, e ainda tem uma função para desconectar automaticamente quando o usuário virar muito a cabeça ou olhar muito para os lados, no intuito de deixar a gravação mais dinâmica e próxima do real.

De acordo com a Nvidia, essa função foi desenvolvida para ajudar "criadores de conteúdo que pretendem se gravar enquanto leem suas notas e roteiros". Mas nada disso impede de usar o recurso em uma reunião rotineira do trabalho ou mesmo em uma aula online, e fingir que está prestando atenção.

Função RTX

Essa não é a primeira vez que a fabricante de placas de vídeo lança um recurso capaz de mudar drasticamente alguma característica de um periférico. Há alguns anos, a companhia lançou o RTX Voice, que também usa IA para reduzir o ruído em microfones e alto-falantes, deixando apenas a voz cristalina do usuário.

Além disso, a Nvidia também vem fazendo uso intenso de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina em games. Sua funcionalidade mais popular, o DLSS, consegue redimensionar a imagem de um game para outra resolução e corrigir problemas de serrilhado, e em alguns casos, pode dobrar a quantidade de frames, dando mais performance ao título.

O recurso Eye Contact já está disponível na versão 1.4 do Nvidia Broadcast. O app pode ser baixado no site oficial da empresa, mas requer que o computador tenha alguma placa da linha RTX para funcionar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.