Google Chromecast 2: conheça todos os recursos para a nova versão

2 min de leitura
Imagem de: Google Chromecast 2: conheça todos os recursos para a nova versão

Confirmando as suspeitas que surgiram semanas atrás, a Google aproveitou seu evento para anunciar um sucessor do Chromecast – este ainda chamado apenas de Google Chromecast. E o que há de novo nele? Basta ver a imagem logo acima para perceber que a nova versão já promete uma mudança e tanto.

Muito menos parecido com um pendrive com esteroides e bem mais próximo de um acessório moderno para ter em sua sala, o Chromecast adotou um formato de disco (disponível nas cores vermelho, amarelo e preto) com a conhecida logo do Chrome. A mudança não foi só uma questão estética: o aparelho agora conta com um pequeno cabo para conectar o eletrônico à TV; assim, não há riscos de faltar espaço para encaixar o dispositivo.

Já por parte de seu hardware, a diferença é ainda maior. Segundo a Google, o novo Chromecast suporta maior resolução de vídeo e tem menor tempo de buffering, resultantes de sua nova arquitetura WiFi dual-band. Graças a isso, ele também suporta conexões sem fio 802.11ac e se conecta a redes de 2,4 e 5 GHz sem dificuldade, alternando entre a melhor conexão automaticamente.

Aparentemente, porém, isso teve um pequeno preço para o dispositivo: no lugar de usar apenas uma entrada micro USB para ter energia, o “Chromecast 2” precisa estar diretamente conectado a uma tomada.

Em compensação, a empresa promete um carregamento de conteúdo ainda mais rápido graças à sua tecnologia Fast Play, que pré-carrega arquivos e inicia downloads do momento em que ele é ligado. Infelizmente, essa função só vai chegar daqui a algum tempo – em algum momento de 2016, para ser mais exato, segundo a Google. Mesmo assim, não há como negar que é uma adição animadora.

Igualmente animador é saber que usar o Chromecast continua extremamente simples: depois de conectado ao seu aparelo Android, iOS, Windows, Mac ou Chrome OS, basta pressionar o disco colorido e começar a transmissão.

Renovado do hardware ao software

Para tornar tudo ainda melhor, vale notar que a Google não se limitou ao hardware, trazendo também uma versão reformulada do app do Chromecast. A ideia agora é que a tela principal do Chromecast seja sua central de conteúdo – seja para ver apps em destaque, procurar filmes, checar novidades, colocar uma tela de fundo e afins –, oferecendo recomendações de acordo com o que você usa.

Outra adição muito bem-vinda é que a Google fez uma parceria com diversas gigantes, como Netflix e Spotify, para oferecer melhor suporte ao utilizar seus serviços. Em resumo, você não precisa mais de outros apps para assistir a vídeos ou ouvir músicas desses serviços, já que eles podem ser transmitidos diretamente de seu aparelho para a TV.

A nova cara do Chomecast App

Os fãs de jogos, por fim, também têm o que comemorar por aqui, já que o Chromecast ganhou suporte a vários games: Angry Birds Go!, WGT Golf, Driver: Speedboat Paradise, Just Dance Now e Scrabble Blitz são apenas alguns dos exemplos.

Barato e já disponível

Entre tantas melhorias (e uma pequena desvantagem), a maior boa notícia é que todo esse upgrade não encareceu o preço do aparelho – ele continua custando apenas 35 dólares (R$ 143), como seu antecessor. Logo, não se surpreenda ao vê-lo nas lojas do país pelos mesmos 199 reais.

Gostou da novidade? Então saiba que o aparelho já está à venda, através da Play Store, em 17 países. E se preferir algo mais simples, também não há com que se preocupar, uma vez que o irmão recém-anunciado Chromecast Audio pode servir para quem quer só ouvir música.

O que você acha do Chromecast? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.