Chromecast

153 notícias  publicadas

Título: Chromecast
Meta description: Saiba os detalhes sobre os modelos do Chromecast

O Chromecast é o dispositivo do Google que possibilita o espelhamento da reprodução de conteúdos do smartphone na televisão. Dessa forma, o aparelho é capaz de proporcionar a um televisor comum  o desempenho de funções semelhantes a uma Smart TV. 

O funcionamento da ferramenta é bem simples, basta fazer a conexão do Chromecast à televisão por meio de uma entrada HDMI. Além disso, é necessário ter um aparelho que utilize o sistema Android, iOS ou Windows, podendo ser um celular, tablet ou notebook. 

O primeiro produto da linha foi lançado em julho de 2013 e, desde então, o equipamento passou por atualizações a fim de trazer novos recursos para o público. Ao todo, já foram criadas 6 versões do dispositivo. 

Modelos do Chromecast

Ao longo dos anos, o Google lançou diferentes modelos do Chromecast. No entanto, alguns tiveram a fabricação descontinuada pela marca. Veja quais foram:

  • Chromecast 1: a primeira geração do foi criada em 2013, o dispositivo oferece resolução Full HD e suportava conexões com a internet de 2,4 GHz, já que a velocidade não era boa, isso poderia atrapalhar a reprodução dos conteúdos audiovisuais. Além disso, o visual do aparelho era semelhante a um pendrive;

  • Chromecast 2: a segunda geração, lançada em 2015, era compatível tanto com HD como Full HD e apresentava Wi-Fi dual-band, tolerando conexões de 2,4 GHz e de 5 GHz, o proporciona uma melhor experiência do usuário, visto que a reprodução de vídeos ocorria de modo mais constante. Com respeito ao design, o dispositivo ganhou um cabo flexível; 

  • Chromecast ultra: lançado em 2016, o grande diferencial é que suportava a resolução de streaming em 4K, HDR10 e Dolby Vision. Também, o modelo dispunha de entrada Ethernet vinda de fábrica;

  • Chromecast áudio: disponibilizado pelo Google no ano de 2015, o dispositivo era exclusivo para a transmissão de som, a ideia era possibilitar que o indivíduo “espelhasse” a reprodução de suas músicas em outros aparelhos. Entre as características técnicas, o destaque era possuir DAC de 24 bits e 192 KHz.

Atualmente, existem duas versões do Chromecast disponíveis para o público:

  • Chromecast 3: a terceira geração foi lançada em 2018, oferta resolução em Full HD e 60 frames por segundo e apresenta Wi-Fi dual-band, o que permite a conexão com a internet na frequência de  5 GHz;

  • Chromecast com Google TV: o lançamento do modelo ocorreu em 2020, disponibilizando reprodução em 4K. Porém, o destaque do aparelho é a integração com o sistema operacional Google TV. Além disso, o dispositivo é o primeiro a ter um controle remoto.  

Aplicativos compatíveis

O aparelho do Google é compatível com aplicativos de diversas categorias. Para consultar a lista completa, é só acessar o site da Google Store, dentre as aplicações, é interessante destacar as seguintes:

  • Filmes e séries: Netflix, Prime Vídeo, Disney Plus, Globo Play e HBO Max;

  • Músicas: Spotify, Deezer, Apple Music e Podcast Addict;

  • Fotos e vídeos: YouTube e Google Photos;

  • Jogos: Just Dance Now, Bomberman for Chromecast e Free TV Games Cast;

  • Esportes: Premiere, Esporte Interativo, NHL e NBA GAME TIME; 

  • Educação: Udemy, eduK e Coursera;

  • Infantil: Turma da Galinha Pintadinha, Pequerruchos: músicas infantis e Peixonauta.

Ver mais notícias

PUBLICIDADE