Andy Rubin é um homem visionário. Foi o criador do Android e ganhou muito dinheiro como um dos chefes dos departamentos Mobile da empresa depois de o sistema operacional ser comprado por ela. Já no final de 2015 e fora da empresa de Mountain View, ele anunciou que estaria trabalhando em um novo smartphone para o mercado internacional e agora volta às manchetes após outro anúncio bem interessante.

Nesta semana, ele revelou que está trabalhando em um novo projeto que promete distribuir câmeras de bordo gratuitamente por todo o mundo. Isso mesmo: motoristas de diversos países  serão presenteados com gadgets criados para o monitoramento do trânsito em tempo real, permitindo uma série de interações bem legais entre o hardware desses aparelhos e alguns softwares e aplicações online a serem desenvolvidas.

Mas será que isso seria feito de graça, mesmo? Sim e não! Apesar de o hardware ser distribuído sem custo, os consumidores terão que utilizar os aparelhos para enviar dados gratuitamente a servidores de Rubin. Assim, o executivo pretende criar relatórios de trânsito com muito mais exatidão do que qualquer outro já existente. Além disso, também ha a expectativa de que isso poderia ser usado para uma nova geração de sistemas como o Google Street View.

Ainda não há detalhes sobre como será o funcionamento dessa câmera e nem quem irá produzir o aparelho. De acordo com o Wired, Rubin está procurando engenheiros e idealizadores de diversos perfis para que esse e outros projetos possam ser levados ao mercado. Será que veremos novidades em breve?

Você aceitaria uma câmera em troca de seus dados? Comente no Fórum do TecMundo