A indústria de games se despede de Satoru Iwata

8 min de leitura
Imagem de: A indústria de games se despede de Satoru Iwata
Imagem: TIME

Satoru Iwata foi certamente uma das maiores figuras no mundo dos games por muitos anos. Assim, não se mostrou nenhuma surpresa que, desde sua morte, a internet foi simplesmente inundada com mensagens de despedida. Tivemos, inclusive, declarações de alguns dos principais funcionários da companhia, como Shigeru Miyamoto e Satoru Shibata.

Quem pensou que a história acabava por aí está bastante enganado. Isso porque, juntando-se aos fãs do CEO e da Big N, dezenas de outras figuras na indústria – entre desenvolvedores indies, empresas e figurões de outras companhias – vieram dar sua palavra em respeito.

“Eu sempre admirei seus comentários pessoais, fáceis de entender sobre jogos em desenvolvimento em seu Nintendo Direct”, declarou Shuhei Yoshida, presidente da Sony. “Ele foi uma inspiração como líder de uma das mais influentes companhias da indústria de jogos, que costumava fazer games ele mesmo e sempre foi um gamer”, disse ele.

Yoshida continua: “Eu sempre respeitei os jogos da Nintendo, como eles são super acessíveis e polidos para todos jogarem e aproveitarem, e eu compreendo que Iwata-san foi um dos indivíduos-chave que mantiveram esse alto padrão de qualidade através de todos os títulos da Nintendo. Eu apenas desejo que ele descanse em paz. Obrigado por todo o seu trabalho para uma indústria de games melhor.”

É claro que o chefe da divisão do Xbox na Microsoft não ficou quieto sobre o assunto. “Quando eu entrei na ‘indústria’ e aprendi o que significava construir jogos, crescer franquias e realmente virar parte da indústria é que eu entendi o porquê de a Nintendo ser especial”, comentou Phil Spencer.

Para ele, a famosa frase de Iwata é algo que ele usa diariamente ao tomar decisões para a empresa. “A Nintendo definiu excelência, longevidade e autoconfiança em sua própria visão. Nas veses em que me encontrei com Iwata-san eu sempre levei embora alguém que acreditava no ‘porquê’ por trás dos games e plataformas que eles construíram. Eu acho que isso nasceu do fato de que ele era um gamer de coração”, terminou.

Já para Peter Molyneux, Satoru Iwata foi um “verdadeiro visionário”. “Sob sua tutela a Nintendo produziu possivelmente os mais disruptivos sistemas que nós jamais vimos, o Wii e DS provaram que ser corajosos e com visão do futuro pode levar ao grande sucesso. Ele foi e vai permanecer um dos pilares que fazem esta indústria tão incrível. Sentiremos sua falta intensamente”, disse o fundador da 22Cans.

A Nintendo se despede

O próprio quartel-general nipônico da Nintendo, por sua vez, fez seu tributo à perda: como a imagem do tweet abaixo mostra bem, a empresa baixou as bandeiras do prédio.

Por falar novamente na Big N, outro figurão a dar suas palavras foi ninguém menos do que Reggie Fils-Aime, chefão da Nintendo of America e parte do trio de executivos mais famosos da empresa. Confira a declaração abaixo:

“Sr. Iwata se foi, mas vão se passar anos antes de seu impacto tanto na Nintendo e na indústria de videogames como um todo seja totalmente apreciada. Ele era um líder forte para nossa companhia, e seus atributos eram claros para quase todo o mundo: inteligência, criatividade, curiosidade e senso de humor. Mas para aqueles de nós afortunados o suficiente para trabalhar de perto com ele, o que será lembrado mais será sua orientação e, especialmente, sua amizade. Ele foi um homem maravilhoso. Ele sempre nos desafiou a seguir em frente... A tentar o novo... A derrubar paradigmas – e acima de tudo, para engajar, animar e encarecer nossos fãs. Esse trabalho vai continuar ininterrupto.”

O adeus da indústria

Nas redes sociais, não faltaram pessoas para seus tributos. Para começar, temos nada menos do que uma das maiores concorrentes da Nintendo, em uma singela mensagem:

“Obrigado por tudo, Sr. Iwata.”

A declaração foi seguida pouco depois por Phil Spencer, que abandonou as diferenças como chefão do Xbox e trouxe sua homenagem:

“É um dia triste para a família de Iwata-san, seus amigos e gamers de todo o lugar. Sua paixão, criatividade e liderança elevaram nossa indústria.”

Elas não foram as únicas gigantes dos games a prestar sua homenagem, é claro, como os tweets abaixo mostram bem:

“No meu cartão de visitas, sou o presidente corporativo. Na minha mente, sou um desenvolvedor de jogos. Mas no meu coração, sou um gamer – Iwata-san”

“Agradecimentos e respeito sem-fim a Iwata-san. Seu talento e humor fizeram do mundo um lugar melhor.”

“‘Video games são feitos para ser apenas uma coisa. Divertidos. Diversão para todos!’ – Satoru Iwata #ThankYouIwata”

“Obrigado Sr Iwata. Sentiremos muito sua falta! #RIPIwata”

“Nós oferecemos nossas sinceras condolências pela perda do presidente da Nintendo Satoru Iwata, e expressamos nosso tremendo respeito por sua vida e trabalho.”

“Nossas condolências vão aos amigos e família de Satoru Iwata. Você vai continuar a ser uma inspiração para todos nós. Descanse em paz.”

“Descanse em pas Iwata-san, nós devemos muito a você – você fará falta.”

“‘Nossas mais profundas condolências e pêsames vão à família do Sr. Iwata e todos da Nintendo. Ele fará falta.’ Yves Guillemot”

Como falamos antes, também houve uma boa dose de figurões da indústria surgindo para se despedir:

“Eu descobri então que engenharia não é tão importante quanto imaginação - #SatoruIwata (1959-2015), CEO da #Nintendo”

“Em meu coração para sempre.”

“Eu tive a chance de conhecer Iwata-san na E3 em um ano, e ele foi um cavalheiro enquanto eu dava uma de fanboy. Hoje a indústria perdeu uma força enorme.”

“Por favor, eu não entendo. #ThankYouIwata”

“Em memória – Satoru Iwata. #RIPIwata”

“Descanse em paz, Sr. Iwata. Obrigado por toda a diversão incrível e inspiração.”

“Mas que dia terrivelmente triste. Iwata-San era tão cavalheiro. Uma enorme perda para a indústria.”

“Obrigado Satoru Iwata, por seus talentos em desenvolvimento e sua genialidade em liderança. Você fará falta. #RIPIwata”

"Vou rezar pela alma de Satoru Iwata, que fez grandes contribuições para a indústria de games"

“Dia triste. Satoru Iwata faleceu. Eu fui sortudo o suficiente para ser entrevistado por ele. Ele sabia muito mais sobre desenvolvimento do que eu.”

É claro que Cliff Bleszinski, com seu jeito conhecidamente “descolado” de falar (para dizer o mínimo), tinha que se despedir de uma maneira... diferente, digamos:

“PQP :(:(:(“

Zelda Williams, por sua vez, pode até não fazer parte da indústria, mas merece destaque por sua paixão pela empresa:

“Sinto tanto em saber sobre o falecimento do Sr. Iwata. Ele foi de um talento e mente inacreditável, uma força criativa apaixonada. Que ele descanse em paz.”

Outros sites de notícia também deram sua vez em para despedir-se do figurão:

“‘Video games são feitos para ser apenas uma coisa: divertidos. Diversão para todos.’ #RIPSatoruIwata”

Já o pessoal do Nintendo Life foi além, fazendo até mesmo um vídeo em tributo a Iwata:

Essas são, é claro, apenas algumas daquelas a surgirem. Várias outras mensagens podem ser conferidas através de hashtags como #RIPSatoruIwata, #RIPIwata e outros.

Por fim, vale notar que nós do BJ também trouxemos nosso tributo a Iwata, na forma de uma matéria com toda a trajetória de um dos executivos mais famosos de toda a Nintendo e da indústria de jogos. Clique aqui para conferir. Descanse em paz, Iwata-san.

Via Baixaki Jogos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.