Dicas do XP: altere a logomarca do fabricante do seu PC

Quer ver seu nome e sua marca nas configurações de sistema do seu computador? Descubra como é fácil fazer com que você se torne o fabricante em 5 minutos!
  • Visualizações13.587 visualizações
Por Luísa Barwinski em 25 de Agosto de 2009

Você com certeza já deve conhecer a janela de configurações de sistema do seu computador, certo? É ali que são exibidas todas as informações importantes do seu PC como a capacidade de memória RAM, tipo de processador e sua capacidade (em GHz), o nome do sistema operacional (no caso Windows XP) e os pacotes instalados na máquina.

Essas informações são imutáveis. Entretanto, existem outras que não são exibidas por definição padrão do Windows que você pode personalizar. São exatamente essas que você irá descobrir como alterar para que o seu nome e a sua logomarca sejam exibidos nessa janela. Antes que o desespero tome conta, alterar esses aspectos não irá fazer nenhum mal ao seu computador.

Finja que você é o fabricante do seu computador

Agora, escolha uma imagem qualquer que você goste e copie. Depois, abra o seu editor de imagens favorito – pode ser Photoshop, GIMP, Paint, Paint.NET ou qualquer outro que seja capaz de exportar imagens no formato BMP (bitmap). O que você precisa fazer no seu editor de imagens é criar um novo arquivo com 180x114 pixels, colar a imagem e redimensioná-la dentro dessas medidas. Por último, salve este arquivo em BMP com o nome “oemlogo”. Deixe-o em um lugar fácil de ser encontrado depois.

É importante atender às determinações de tamanho da imagem e salvá-la em BMP.

Feito isso, é hora de determinar o texto a ser exibido nesta mesma janela. Para tanto, crie um novo arquivo no Bloco de Notas. Digite as seguintes linhas substituindo os campos em que for conveniente inserir seu nome e endereço da web. O arquivo deve ter este aspecto:

[General]
Manufacturer=SUBSTITUA ESTE TEXTO
Model=SUBSTITUA ESTE TEXTO

[Support Information]
Line1=http://www.nomedoseusite.com/

Pronto! Agora basta salvar este arquivo com o nome “oeminfo.ini” lembre-se de alterar o tipo de extensão para “Todos os arquivos”. Isso garantirá que este não será um arquivo de texto. Caso o “oeminfo.ini” seja salvo como “oeminfo.ini.txt” a sua mudança não funcionará. Logo, certifique-se de tê-lo salvado corretamente.

Seu arquivo TXT deve ser parecido com este

Uma vez que os arquivos estejam prontos, clique duas vezes sobre “Meu Computador” e acesse a unidade “C:” ou qualquer outro nome que seja dado durante a formatação do seu computador. Em seguida, acesse a pasta “WINDOWS” e encontre outra pasta chamada “system32”. O caminho final é “C:\WINDOWS\system32”. Copie e cole os arquivos recém-criados por você para esta pasta (“oemlogo.bmp” e “oeminfo.ini”). Feche tudo e reinicie seu computador.

Certifique-se de ter colocado estes arquivos no local correto!

Depois de ter passado por essas etapas, clique com o botão direito sobre o ícone “Meu Computador” e clique em “Propriedades” no menu de contexto. Caso a aba “Geral” não esteja selecionada, encontre-a e veja o resultado. A janela deve ganhar a sua logomarca e o seu nome na área de fabricante. Ao clicar no botão para ajuda e suporte você verá o endereço do seu site!

O resultado será este

Dicas do XP: altere a logomarca do fabricante do seu PC

Muito bem. Agora você já pode fazer brincadeiras com fotos, e inserir nomes engraçados e até dizer que um PC foi fabricado pela Apple. Uma ótima maneira de fazer brincadeiras com amigos e parentes! Já que a teoria foi explicada, coloque-a em prática e conte para gente os resultados! Seus comentários são sempre muito bem vindos!

Fique ligado para mais dicas do Windows XP e até a próxima!



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!