Apple é criticada por comercial que 'esmaga a criatividade humana'; veja detalhes

2 min de leitura
Imagem de: Apple é criticada por comercial que 'esmaga a criatividade humana'; veja detalhes
Imagem: YouTube/Apple/Divulgação

O comercial da Apple que mostra o novo iPad Pro, anunciado na terça-feira (7), está sendo duramente criticado por celebridades e o público geral em diversas redes sociais. No anúncio, instrumentos musicais, objetos de arte e bens que são referências icônicas da cultura humana são esmagados por uma prensa hidráulica, deixando apenas o tablet da marca no fim da destruição.

Em uma publicação no X (ex-Twitter), o CEO da Apple, Tim Cook, ressalta as que o novo iPad Pro é o produto mais fino, com a tela mais avançada e o processador mais poderoso já feito pela companhia. No final, ele pede para que o público imagine tudo o que poderá ser criado com o novo tablet da empresa.

A Apple tentou enfatizar o poder de criação do novo iPad Pro em uma época onde profissionais, artistas e especialistas em tecnologia têm criticado o avanço da IA pelo risco da tecnologia suprimir a criatividade humana e extinguir empregos.

Logo, celebridades começaram a criticar a Apple pela ideia introduzida na campanha do novo iPad Pro. O ator britânico Hugh Grant acusa a Maçã de “destruir a experiência humana” na propaganda do tablet. Já a atriz e cineasta americana Justine Bateman disse que a Apple está “destruindo as artes” no comercial.

O post de Tim Cook já foi compartilhado mais de 30 mil vezes, e conta com muitos comentários negativos. Um usuário japonês disse no X que o ato de destruir ferramentas sem motivo é considerado “arrogante e ofensivo” no Japão.

O outro lado

Após a repercussão negativa do comercial do novo iPad Pro, a BBC entrou em contato com a Apple. A empresa explicou que o anúncio mostra a capacidade do dispositivo de entreter as pessoas, pois é possível consumir todo tipo de mídia (filmes, músicas, livros, jogos, etc.) em um dispositivo extremamente fino.

Contudo, a explicação da Apple parece não englobar tudo o que é destruído pela prensa hidráulica no anúncio, como esculturas, tubos de tinta e objetos de decoração.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.