Divirta-se com vários jogos sem sair do YouTube

6 min de leitura
Imagem de: Divirta-se com vários jogos sem sair do YouTube

Quem é um pouco mais velho e costumava frequentar casas de arcade provavelmente deve lembrar-se de títulos como Dragon’s Lair. Mais um filme interativo do que algo totalmente controlado pelo jogador, os títulos desse estilo mostravam várias animações e em alguns pontos-chave permitiam algum tipo de interação, com diferentes resultados na história.

Embora esse estilo tenha sido abandonado em favor de experiências mais interativas, o YouTube está servindo como forma de reviver jogos que seguem esse esquema. Tudo isso devido ao canadense Patrick Boivin, que percebeu que o recurso de anotações era uma ótima forma de proporcionar experiências interativas.

Os jogos disponíveis funcionam da seguinte forma: normalmente após uma sequência em vídeo surgem na tela várias opções de ação – ao clicar em uma delas, o usuário é redirecionado a uma nova página que mostra o resultado de sua escolha. Para tornar isso tudo possível é necessário uma montagem cuidadosa por parte do criador – afinal, um link quebrado ou sem a anotação correta pode estragar toda a experiência.

Abaixo listamos alguns dos principais títulos disponíveis atualmente, com uma pequena descrição de cada um deles. Lembre-se de que, para acessá-los corretamente, é preciso que a opção de visualizar anotações esteja ativada em sua conta do YouTube.

Divirta-se com jogos feitos para o YouTube

Snake no Youtube

O mais interativo dos jogos da lista, o Snake surge como um “Easter Egg” no Youtube, de forma semelhante ao que a Google fez quando disponibilizou o jogo Pacman em seu sistema de busca. Para acessá-lo, basta carregar um vídeo qualquer que rode na versão mais recente do player disponível no site e segurar a seta à esquerda do teclado durante alguns instantes para iniciar o jogo.

Enquanto você se diverte, o vídeo escolhido é reproduzido em loop, deixando a partida com tempo ilimitado – só procure se certificar que o vídeo escolhido tenha um fundo escuro para facilitar a visualização do jogo. 

Interactive Hot Tub Girl

Em Interactive Hot Tub Girl você assume o papel de um homem que está relaxando na piscina quente de um hotel, até que surge uma modelo para lhe fazer companhia. O objetivo do jogo é, através das várias opções que aparecem na tela, convencê-la a deixar que você passe a noite junto dela.

Para aproveitar realmente o jogo é preciso um bom conhecimento da língua inglesa. Caso contrário, perdem-se a maioria das piadas e comentários engraçados feitos pelo narrador da trama.

YouTube Street Fighter

Fãs da série de jogos de luta mais famosa da Capcom podem participar de várias lutas contra personagens conhecidíssimos como Edmund Honda, Zangief e Dhalsim. Em vez de utilizar os sprites de algum jogo da série, o autor optou por usar como base para o jogo alguns bonecos licenciados, com um resultado bastante agradável e engraçado.

O jogador assume o papel do personagem Guile e tem quatro opções de golpe que pode utilizar contra os oponentes. Ganhar as partidas é um processo fácil, basta selecionar uma das opções que surge na tela antes que seu oponente tenha oportunidade de atacar.

2009 Oscars Interactive Photo Challenge

Fãs do mundo do cinema têm neste jogo uma boa opção de testar seus conhecimentos e olhar. O objetivo é, após comparar duas imagens semelhantes, identificar qual o elemento destoante entre elas.

As imagens disponíveis representam os filmes indicados para o Oscar 2009, e ao todo são 30 fases com dificuldade crescente. Indicado tanto para quem gosta de assistir a filmes quanto para quem simplesmente procura uma forma divertida de passar o tempo.

BBoy Joker

Feito pelo mesmo autor de YouTube Street Fighter, BBoy Joker dá uma nova cara à velha rivalidade entre o homem-morcego e o Coringa. Em vez dos velhos conflitos em que os punhos decidem o vencedor, aqui ganha quem for mais habilidoso em uma competição de break dance.

Para vencer, o jogador deve seguir exatamente a mesma sequência de movimentos apresentada pelo oponente. Pode parecer complicado em um primeiro momento, mas em poucos instantes já dá para dominar completamente o jogo.

Where’s Dexter?

Estrelando o famoso serial killer Dexter, protagonista da série de mesmo nome, o esquema de jogo funciona da mesma forma que a famosa série “Onde Está Wally?”.

O jogador tem que ter olhar atento e encontrar o personagem em meio a uma série de elementos que preenchem a tela com o objetivo de confundir o usuário e dificultar a missão.

Californication: Fill in the Hank

Outro título feito especialmente para fãs de série de televisão, Fill in the Hank apresenta um sistema de jogo com um público alvo bem reduzido em comparação a Where’s Dexter.

Feito especialmente para quem acompanha todos os episódios de Californication, o objetivo aqui é preencher algumas das falas mais famosas do protagonista antes que o tempo acabe.

Google Chrome Fastball

Criado para promover a versão mais recente do Google Chrome, o jogo apresenta uma sequência de vídeos interativos em que o objetivo é levar uma pequena bola de metal até o final de um percurso cheio de obstáculos.

Chrome Fastball abusa dos recursos próprios do Google, exigindo que o jogador siga vários procedimentos para chegar ao final do percurso. Além de escolher um meio de transporte através do Google Maps, o jogador deve utilizar recursos do Twitter, resultados de buscas no Google e o tradutor embutido no navegador para responder a alguns dos desafios que surgem pelo caminho. Sem dúvida, o título mais desafiante desta seleção.

Super Mario Slots

Estrelando o famoso encanador italiano símbolo da Nintendo, Super Mario Slots tira sua inspiração de um mini game presente em Super Mario Bros 3.

Assim como uma máquina caça-níqueis qualquer, o objetivo é conseguir montar a imagem correta de vários dos personagens da série. O jogo se destaca pela dedicação do autor, que teve de montar mais de mil anotações diferentes para que Super Mario Slots pudesse ser criado.

Cricket Tube

O cricket não é um esporte muito famoso aqui no Brasil, mas seus campeonatos são considerados uma verdadeira tradição em lugares como o Reino Unido.

Em Cricket Tube você participa de um campeonato e deve escolher a melhor opção entre as que aparecem na tela para marcar pontos no menor tempo possível. Não é preciso conhecer a fundo as regras do esporte para interagir com o jogo, porém isso ajuda bastante – pena que o resultado final não é muito satisfatório, com algumas das opções resultando em situações estranhas.

Got Sex?

Em uma aventura interativa nos mesmos moldes de Interactive Hot Tub Girl, aqui o jogador assume o papel de uma garota que tem que lidar com a insistência de seu namorado para fazer sexo.

Claramente voltado para o público adulto, o jogo brinca com algumas das piadas mais comuns nesse tipo de situação, incluindo opções como fingir que a protagonista está dormindo ou simular uma dor de cabeça. O destaque é a grande variedade de resultados possíveis, já que uma escolha errada nem sempre significa o final da partida.

The Time Machine: An Interactive Adventure

Entre as várias opções de jogos interativos disponíveis no YouTube, The Time Machine se destaca por possuir uma produção do mesmo nível das melhores séries da televisão. A história gira em torna de uma misteriosa máquina do tempo com o formato de uma lata de lixo, e o jogador tem como objetivo evitar que os personagens morram antes da reunião do meio-dia.

O jogo lembra bastante antigos livros interativos em que o jogador define as ações seguidas pelos personagens, em que nem sempre os resultados são relevantes para o final da trama. Infelizmente, quem conta com uma conexão lenta pode ter dificuldades durante a exibição do jogo, já que cada opção escolhida abre um vídeo ligeiramente pesado.

Step Out of Boring: Can You Beat the Bell?

Em Can You Beat the Bell você escolhe entre dois personagens que têm como objetivo chegar no menor tempo possível até a sala de aula, evitando problemas como o monitor do corredor ou o vice-diretor.

O problema do jogo é a falta de caminhos opcionais – caso você escolha uma opção errada, terá de refazer todos os passos a partir do começo até memorizar a combinação certa para chegar ao final.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.