Nostalgia total: 7 games que eram sucesso em lan houses

4 min de leitura
Imagem de: Nostalgia total: 7 games que eram sucesso em lan houses
Imagem: Valve

Pouco após a febre das locadoras de videogame, tivemos a chance de conhecer um novo tipo de estabelecimento em que a máxima era pagar por hora para curtir diversos games de sucesso: as lan houses.

É verdade que as lan houses não tiveram uma vida tão longa quanto as locadoras. Mas, foi graças a elas que muitas pessoas tiveram a chance de conhecer vários games que atraiam a atenção de jogadores de várias idades, como Ragnarök OnlineGunBound e o famoso Counter-Strike.

Dessa forma, se você viveu essa época convidamos a embarcar em uma nova viagem pelas memórias nas linhas a seguir para relembrar os games de sucesso da era das lan houses. Confira alguns deles a seguir.

1. Counter-Strike

Esse era lei ter em qualquer lan house, fosse ela de bairro ou uma rede famosa, como a Monkey ou outra de mesmo renome.

Quem pegou o início da febre desses estabelecimentos deve ter jogado a versão 1.3 do game de tiro em primeira pessoa feito pela Valve, que colocava times de terroristas e contraterroristas uns contra os outros. Entretanto, a que ainda povoa a memória de muitas pessoas é Counter-Strike 1.6, com certeza!

Fosse em mapas populares (como Aztec, Inferno e Dust 2) ou aqueles criados pela comunidade (como Rio de Janeiro ou Vila do Chaves), Counter-Strike foi o responsável pelo surgimento de diversas amizades e também por popularizar entre os jogadores o conceito de clãs, algo que usamos até hoje em nossos games favoritos.

2. Ragnarök Online

É verdade que no início dos anos 2000 diversas pessoas já sabiam o que era um RPG, mas o conceito do jogo online só se tornou claro para muitos com a chegada de Ragnarök Online ao Brasil. Isso, claro, fez com que ele rapidamente entrasse para a lista dos games de sucesso das lan houses.

O game que ajudou a tornar a Level Up! Games famosa no Brasil tinha diversos atributos para atrair a atenção de aventureiros de primeira viagem, como um sistema compreensível de evolução, classes variadas que passam por funções populares como Mago, Arqueiro e Espadachim e até mesmo a famosa modalidade PvP.

Aliás, muitos ainda devem se lembrar com saudades da famosa Guerra do Emperium (ou WoE para os mais íntimos). Momentos que certamente testaram as capacidades dos servidores da empresa ao reunir centenas de jogadores em um único castelo, fosse atacando ou defendendo a propriedade.

3. GunBound

GunBound é um daqueles clássicos casos de games de sucesso que era livre para todas as idades, então você podia encontrar desde crianças até adultos se divertindo nos confrontos deste game que lembrava bastante o que tivemos a chance de ver em Worms.

A proposta aqui era bem simples: você devia escolher um veículo que era munido de dois tipos diferentes de tiro (1 e 2) e um especial. Era com o auxílio deles que todos partiam para o campo de batalha com uma missão simples: destruir os veículos adversários, fosse batendo até zerar a vida do oponente ou derrubando ele em um buraco.

Entretanto, nem tudo era tão simples assim: a cada rodada a direção do vento mudava, o que influenciava diretamente na força e angulação necessária para atingir o oponente. Além disso, de tempos em tempos aparecia um furacão para complicar ainda mais as coisas, exigindo mais habilidade para um tiro perfeito.

4. Mu Online

Mu Online foi mais um RPG online que faz bastante sucesso na época das lan houses, e apresentava um estilo bem diferente se comparado ao que tivemos a chance de ver em Ragnarök Online.

O game dava a chance de escolher um personagem dentre as oito classes disponíveis, além de trazer diversos monstros para enfrentar em busca de poder e também itens para deixar o seu avatar mais forte. Acabou se popularizando por apresentar um estilo de ação parecido com o visto na franquia Diablo, com um mundo tridimensional e cheio de detalhes para desbravar.

5. Grand Theft Auto San Andreas

Apesar de também contar com versões para consoles, as lan houses foram as responsáveis por transformar GTA San Andreas em um dos games de sucesso da franquia nos computadores.

Tendo CJ como protagonista, este game dá a chance de explorar a cidade de San Andreas para realizar diversas missões, além de personalizar o protagonista em parâmetros como fôlego caso pratique natação, mais magro ou gordo se escolher andar muito ou dirigir demais e outros elementos que transformaram esse título em um clássico.

6. Tibia

Tibia pode até ser considerado um jogo simples, mas ainda assim teve muita força para atrair a atenção de diversos jogadores.

Lançado em 1997, Tibia se tornou um dos games de sucesso das lan houses por conta de seu estilo que conversava bastante com diversos jogos antigos, além de trazer vários calabouços, criaturas diversas para enfrentar e opção de desafiar outros jogadores no PvP para testar a força do seu personagem.

7. Need for Speed Underground 2

Os fãs de jogos de corrida também estavam bem representado na época das lan house, já que não era difícil encontrar alguns monitores que estavam rodando Need for Speed Underground 2.

Dentre os principais elementos que colocam esse título da Electronic Arts como um dos games de sucesso das lan houses é o fato que ele tinha um sistema de personalização que lembrava bastante o visto nos filmes da franquia Velozes e Furiososdiversos carros para selecionar, trilha sonora empolgante e muitas provas para desafiar os conhecidos ou mostrar para o computador quem era o rei do asfalto.

E você, se divertiu com estes games de sucesso das lan houses? Quais era os seus favoritos? Compartilhe a sua mensagem com os demais leitores do Voxel usando as nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.