Saudades gamer: como as locadoras de videogames funcionavam?

4 min de leitura
Imagem de: Saudades gamer: como as locadoras de videogames funcionavam?
Imagem: Blog Tectoy

Não há dúvidas de que o passar do tempo trouxe diversas vantagens para os jogadores, como games mais realistas, facilidades de interações online, compra de jogos com apenas alguns cliques e coisas do gênero. Porém, quem viveu a febre dos games entre o final da década de 1980 e o início dos anos 2000 deve sentir falta das famosas locadoras de videogames.

Se você teve a oportunidade de acompanhar esse momento da história dos jogos no Brasil, relembramos a seguir como esses locais funcionavam e o que podiam oferecer aos visitantes em termos de diversão. Acompanhe!

Locadoras de videogames: facilitando o acesso aos jogos no Brasil

Sejamos francos: comprar jogos nunca foi algo barato, e as dificuldades eram ainda maiores nas décadas de 1980 e 1990. Além do preço alto para se conseguir um cartucho, não tínhamos muitas lojas que ofertavam esses itens para a compra. É nesse cenário que surgem as locadoras de videogames.

As locadoras de videogames apareceram como uma forma de facilitar o acesso aos jogos, tendo em vista que, nessa época, ter um Master System ou um Super Nintendo já era algo bem caro. Como geralmente esses consoles traziam apenas um jogo em sua embalagem, era preciso visitar esses locais para conseguir cartuchos diferentes e curtir no tempo livre.

Com o passar do tempo, muitas locadoras deixaram de ser apenas lugar para alugar jogos e passaram a colocar consoles à disposição do público. (Fonte: Twitter/Reprodução)Com o passar do tempo, muitas locadoras deixaram de ser apenas lugar para alugar jogos e passaram a colocar consoles à disposição do público. (Fonte: Twitter/Reprodução)Fonte:  Twitter 

No início, muitas delas funcionavam apenas com jogos para locação, com valores que alternavam devido a categoria deles. Também era comum encontrarmos promoções específicas conforme o fim de semana se aproximava, tornando esse locais bem movimentados às sextas-feiras e sábados.

Outro ponto comum para quem viveu essa época era ter cadastro em várias locadoras de videogames. Muitos bairros contavam com mais de um estabelecimento do tipo, para agradar a todos os gostos.

Além disso, era muito difícil uma locadora ter todos os jogos lançados. Na verdade, você raramente achava uma que pudesse ser considerada "completona" – a menos que tivesse acesso a uma Progames, Dimensão Games ou Blockcuster, que eram bem famosas no período. Logo, colecionar carteirinhas era essencial para a sobrevivência gamer.

Os game sallons ajudaram a popularizar diversos jogos - e marcar o início de muitas amizades. (Fonte: Taverna GameMania)Os game sallons ajudaram a popularizar diversos jogos - e marcar o início de muitas amizades. (Fonte: Taverna GameMania)Fonte:  Taverna GameMania 

Relembre a febre dos game sallons

Apesar do nome gringo, esse espaço nada mais era do que uma área com os consoles do momento – geralmente Super Nintendo e Mega Drive, mas alguns mais sortudos conseguiam encontrar PlayStation e até mesmo Neo Geo entre as opções –, e bastava pagar uma quantia em dinheiro para escolher um jogo e curtir por um determinado período.

Aliás, para alguns agora será o momento de ativar o botão da saudade: quantos amigos você fez enquanto esperava a sua vez para jogar ou falou com alguém que estava segurando um Videogame, Ação Games ou Super Game Power que trazia os fatalities do Mortal Kombat ou um detonado do jogo que curtiria em seguida?

Talvez essa fosse uma das maiores magias que as locadoras de videogames tinham: a possibilidade de estreitar os laços entre pessoas que moravam em bairros diferentes e até viviam outras realidades, mas deixavam tudo isso de lado quando colocavam a paixão em comum, neste caso, os games, em um lugar mais alto.

Mesmo quem ia sem um tostão no bolso conseguia se divertir. Muito antes de surgir as famosas gameplays no YouTube, o que contava no tempo livre de muita gente era dar um pulo na locadora e ver algumas pessoas jogando ou simplesmente jogar conversa fora.

E como não lembrar dos campeonatos que muitas dessas locadoras de videogames realizavam? Você que viveu essa época, se não entrou em uma competição do gênero por falta de habilidade, certamente torceu para que um amigo ganhasse o prêmio oferecido, que em alguns casos envolviam até jogos ou videogames como atrativos para conseguir mais inscrições.

Em muitos lugares, as locadoras de videogames dividiam espaço com filmes, fossem eles em VHS ou DVD. (Fonte: Você se lembra/Reprodução)Em muitos lugares, as locadoras de videogames dividiam espaço com filmes, fossem eles em VHS ou DVD. (Fonte: Você se lembra/Reprodução)Fonte:  Você se lembra 

Do apogeu à saudade: as locadoras de videogames marcaram época

Como todo modelo de negócio que lida com tecnologia, as locadoras de videogames, infelizmente, não duraram para sempre.

Quando o PlayStation chegou ao Brasil, muitas pessoas já compravam seus consoles destravados e, em muitos lugares, o preço do aluguel de um jogo já era o bastante para comprá-lo.

Com isso, muitas locadoras de videogame fecharam as portas e colocaram os games à venda. Quem teve a sorte de trabalhar nessa época, com certeza comprou muito game de Super Nintendo, Mega Drive e outros consoles por preços que não eram tão exorbitantes quanto atualmente.

Mesmo assim, ainda hoje é possível encontrar – depois de praticamente realizar uma quest das mais complicada – uma locadora aqui e ali, muitas vezes em cidades de interior.

Essas locadoras de videogames acabam sobrevivendo atualmente mais pelo fator nostalgia dos game sallons, onde dá para curtir a jogatina da forma que muitos ainda lembram: lado a lado com um amigo, seja para celebrar após passar a fase em um jogo cooperativo ou para zoar quem perde de "Perfect" no game de luta.

E você, lembra das locadoras de videogames? Compartilhe com os demais leitores do Voxel utilizando as nossas redes sociais. Até mais!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.