Hideo Kojima: relembre a carreira e os melhores jogos do diretor

7 min de leitura
Imagem de: Hideo Kojima: relembre a carreira e os melhores jogos do diretor
Imagem: Naradia

Toda área do entretenimento, seja na música, nas telonas ou no nosso amado nicho de videogames, tem nomes que se destacam por sua genialidade. Os cinéfilos têm Spielberg, Tarantino e tantas outras mentes brilhantes por aí. Já os gamers têm o pacote completo com o lendário Hideo Kojima, que, além de desenvolver os jogos mais icônicos da indústria, também é aspirante a diretor de cinema.

Sim, existem outros devs tão importantes quanto ele, como, por exemplo, Hidetaka Miyazaki — a mente por trás de Elden Ring, Dark Souls, Bloodborne e outras aventuras da FromSoftware. No entanto, a ocasião é especial para o "Kojimão", já que está assoprando as velinhas nesta quinta-feira (24) e completando 60 invernos.

Kojima e o mascote da Kojima Productions.Kojima e o mascote da Kojima Productions.Fonte:  Dexerto 

Para celebrar, o Voxel preparou uma minibiografia de Hideo Kojima para contar a trajetória do desenvolvedor na indústria dos games — na qual ele já atua há mais de 37 anos. E, claro, também separamos seus jogos mais icônicos para completar este especial em grande estilo.

Hideo Kojima encontrou nos games a oportunidade perfeita para criar sua arte

O paralelo entre cinema e videogames no início do texto não foi à toa. Antes de entrar na Konami em 1986, para trabalhar como designer no MSX (computador japonês de 8 bits), Kojima tinha a ambição de se tornar um renomado diretor cinematográfico.

Ele viu nos videogames a oportunidade perfeita para criar sua arte — mas acabou encontrando alguns percalços no caminho. "Quando comecei a fazer jogos, a tecnologia era muito limitada, então não conseguia mostrar aos jogadores o que estava na minha cabeça", disse em entrevista ao Wired em 2016.

Penguin Adventure, primeiro jogo em que Hideo Kojima trabalhou.Penguin Adventure, primeiro jogo em que Hideo Kojima trabalhou.Fonte:  Games From The Black Hole 

Penguin Adventure marcou sua estreia na indústria, onde atuou como diretor assistente. Aparentemente, a Konami viu um grande potencial em Kojima, então o deixou encarregado da empreitada seguinte — ainda em 1986. Lost World, game de plataformas estrelado por uma lutadora mascarada, acabou não vendo a luz do dia e foi engavetado pela gigante japonesa.

Mas a trajetória de Hideo Kojima estava só começando. Seu primeiro grande trabalho foi em 1987, ano em que lançou Metal Gear para MSX2. Apesar do sucesso estrondoso de crítica no Japão, a estreia de Solid Snake não aconteceu nos Estados Unidos. Por sorte, isso mudou em em 1988, quando a Konami relançou o título para NES — com 69 linhas de texto a menos e pequenas mudanças na história.

Solid Snake na capa do primeiro Metal Gear.Solid Snake na capa do primeiro Metal Gear.Fonte:  GameHall 

Muitos conhecem a franquia Metal Gear Solid e sabem da sua importância para a indústria ali nos anos 1990 e início dos anos 2000, época em que chegou ao PlayStation e tornou-se cada vez mais popular — principalmente no ocidente.

Porém, Hideo Kojima trabalhou em mais coisas nesse meio tempo, como Snatcher, jogo de aventura cyberpunk que se passa na Guerra Fria, e Policenauts, um game ambientado em uma estação espacial. Ambos os títulos foram muito aclamados no Japão.

Rompimento com a Konami e independência da Kojima Productions

O rompimento entre Hideo Kojima e Konami, que veio à tona em dezembro de 2015, não foi nada amistoso. Tudo começou com uma entrevista ao IGN em março daquele ano, onde o desenvolver afirmou que Metal Gear V: The Phantom Pain seria o último jogo da saga. "Este será o Metal Gear Solid final. Mesmo que a franquia continue, este é o último", disse na ocasião.

Aconteceram muitas coisas no período entre março e dezembro de 2015. O nome de Kojima foi retirado dos encartes e do site oficial de Metal Gear Solid V, seu podcast foi cancelado, e ele foi impedido pela própria Konami de receber o prêmio de melhor jogo de ação/aventura por MGSV no The Game Awards 2015 — e por aí vai.

Até Guillermo Del Toro, o renomado diretor de cinema, se envolveu nessa briga ao afirmar em um evento de cinema que Silent Hills "não está mais em produção, e isso parte o meu coração". Para quem não se lembra, o cineasta, Hideo Kojima e o ator Norman Reedus estavam trabalhando no retorno da franquia Silent Hill, anunciado na Gamescom de 2014.

Segundo um jornalista que havia conversado com Rika Muranaka, compositora dos três primeiros games da saga Metal Gear Solid, a briga entre Kojima e Konami ocorreu pois o desenvolvedor não receberia parte dos lucros do quinto jogo — afinal, era apenas um funcionário na hierarquia da empresa. Além disso, a produção acabou se estendendo muito por conta das melhorias implementadas na Fox Engine, o que acabou dando prejuízo para a gigante japonesa.

A Kojima Productions tornou-se independente no fim de 2015.A Kojima Productions tornou-se independente no fim de 2015.Fonte:  IGN 

No fim das contas, Hideo Kojima oficializou a saída da Konami em dezembro de 2015, revelando logo em seguida que continuaria no comando da Kojima Productions, agora independente e sem amarras com a publisher. Além disso, ele contou com a parceria da Sony para publicar o seu primeiro grande jogo desde então — sim, Death Stranding.

Principais jogos de Hideo Kojima

Franquia Metal Gear Solid

A franquia Metal Gear dispensa apresentações, não é mesmo? Como mencionado, a estreia de Solid Snake ocorreu no Japão em 1987 no MSX — e em 1988 no NES. Já Metal Gear 2: Solid Snake chegou em 1990 apenas na Terra do Sol Nascente, também ao MSX.

A popularização global da saga, e até mesmo de Hideo Kojima como um respeitado desenvolvedor, veio em 1998, quando Metal Gear Solid chegou ao PSOne para consolidar o gênero de furtividade.

Linha do tempo da franquia Metal Gear Solid.Linha do tempo da franquia Metal Gear Solid.Fonte:  NoobFeed 

Adiante, MGS 2: Sons of Liberty e MGS 3: Snake Eater fizeram um sucesso estrondoso no PS2 na geração seguinte — assim como MGS 4: Guns of the Patriots também fez seu nome no PS3. Os gráficos impressionantes, a narrativa cinematográfica e os personagens cativantes estabeleceram um legado duradouro na indústria dos games. Se Kojima queria ser lembrado como um "diretor de cinema", bom... ele conseguiu.

Solid Snake no remake de Metal Gear Solid Delta: Snake Eater.Solid Snake no remake de Metal Gear Solid Delta: Snake Eater.Fonte:  Tramamos 

O remake do terceiro título, inclusive, está sendo desenvolvido pela Konami e chegará ao PS5, Xbox Series X|S e ao PC — mas não tem envolvimento do Kojima e muito menos uma data de estreia definida. Clique aqui se quiser saber mais!

P.T. (Silent Hills)

Para quem não conhece, P.T. (ou Playable Teaser) era uma amostra do potencial de Silent Hills. Apesar de toda a exaltação em torno da demonstração, que tinha diferentes finais e condições peculiares para ser jogada, o projeto nunca saiu do papel.

Chegou a jogar a demo de Silent Hills?Chegou a jogar a demo de Silent Hills?Fonte:  ScreenRant 

O game de terror teria participações especiais de grandes nomes de Hollywood, como Norman Reedus e Guillermo Del Toro. O fim dessa história todos já sabem: o ator e o cineasta foram parar em Death Stranding como os personagens Sam Bridges e Deadman, respectivamente.

A prévia de Silent Hills, por outro lado, esteve disponível para baixar no PS4 desde 2014, mas foi retirada da PSN em 2015 — pouco após seu triste fim. Atualmente, só quem possui um console da geração passada com a demo baixada, na época, pode jogar.

Death Stranding

O primeiro grande projeto de Hideo Kojima fora da Konami foi Death Stranding. A nova franquia conseguiu atrair uma base considerável de fãs por conta do estilo de gameplay peculiar, da ambientação bem "diferentona" e uma história recheada de reviravoltas.

Death Stranding tem uma história repleta de reviravoltas.Death Stranding tem uma história repleta de reviravoltas.Fonte:  Interactive Game Store 

Na pele de Sam Bridges, interpretado por Norman Reedus, os jogadores embarcam em uma jornada através de paisagens pós-apocalípticas para reconectar uma sociedade fragmentada. A narrativa misteriosa envolve entrelaçar cidades isoladas e enfrentar ameaças sobrenaturais chamadas de "BTs". Outro grande destaque é a trilha sonora, que é um deleite à parte.

Com elementos de construção e interação online, o título promove a conexão entre jogadores e é um dos trabalhos mais aclamados do lendário desenvolvedor japonês.

O que Hideo Kojima está preparando para o futuro?

O que será que Hideo Kojima está aprontando agora, hein? Bom, se você é fã do desenvolvedor e curtiu Death Stranding, fique sabendo que a sequência já foi confirmada, mas ainda não tem uma data definida para chegar ao PS5.

Fragile (e Lou?) em Death Stranding 2.Fragile (e Lou?) em Death Stranding 2.Fonte:  Combo Infinito 

E as novidades não param por aí. Kojima também estaria trabalhando em um título de terror chamado Overdose, que trará a atriz Margaret Qualley no papel principal. Nada foi revelado oficialmente até então, mas, vazamentos recentes mostraram alguns trechos do gameplay. Se estiver curioso para saber mais, clique aqui!

Hideo Kojima tem história, não? Você é fã do trabalho dele? Comente nas redes sociais do Voxel qual o sua aventura favorita criada pelo lendário desenvolvedor.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.