Qual é a ordem cronológica da franquia Metal Gear?

5 min de leitura
Imagem de: Qual é a ordem cronológica da franquia Metal Gear?
Imagem: Konami

A série Metal Gear existe há mais de 30 anos, com títulos variados e spin-offs passando por diferentes plataformas e gerações. Graças a uma história bastante ambiciosa e expansiva, pode ser bem difícil entender todo o lore dos games, e até mesmo a ordem dos acontecimentos. Então vamos ajudar com esta lista, colocando todos os títulos que impactam a série principal de Metal Gear em sua ordem cronológica!

Na lista abaixo, o título do game vem seguido de seu ano de lançamento e o ano em que a história da ficção do jogo se passa, nessa ordem.

1 - Metal Gear Solid 3: Snake Eater (2004 | 1964)

Snake Eater foi lançado originalmente no PS2 em 2004, anos depois do primeiro MGS, mas se passando antes de todos. O jogo ocorre durante a Guerra Fria e tem como protagonista Naked Snake, que mais tarde viria a ser conhecido também como Big Boss, que seria o soldado que emprestou o DNA para os clones Liquid, Solid e Solidus Snake.

22  Konami 

2 - Metal Gear Solid: Portable Ops (2006 | 1970)

Os spin-offs de Metal Gear às vezes passam batido até pelos fãs da série, mas se vamos falar da ordem cronológica da franquia, não podemos ignorar Portable Ops. O game foi lançado no PSP logo depois de Snake Eater e se passa seis anos depois do evento daquele game. Ele mostra a unidade do Big Boss se tornando renegada da FOX e depois a criação da FOXHOUND.

3 - Metal Gear Solid: Peace Walker (2010 | 1974)

Mais um game da série chegando ao PSP para aproveitar o embalo do sucesso da história original do Big Boss. Peace Walker leva o protagonista para a Costa Rica para tentar recuperar uma ogiva nuclear de um grupo paramilitar desconhecido. O jogo mostra a criação do grupo Outer Heaven também.

23  Konami 

4 - Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes (2014 | 1975)

Ground Zeroes chamou a atenção por ser um "prólogo" para o MGS 5 completo, que viria no ano seguinte. O jogo chegou em 2014 para o PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC. O título se passa logo depois dos eventos de Peace Walker, sendo protagonizado novamente pelo Big Boss e preparando o terreno para o enredo de Phantom Pain.

22  Konami 

5 - Metal Gear Survive (2018 | 1975)

Três anos depois de MGS 5, a Konami fez seu primeiro (e até agora único) Metal Gear "pós-Kojima" e inseriu os eventos de Metal Gear Survive entre Ground Zeroes e Phantom Pain, as duas partes do MGS 5. O jogo é um spin-off em que você joga como um soldado customizável que serviu o Big Boss nos games passados e precisa enfrentar uma ameaça de zumbis cibernéticos num universo paralelo.

11  Konami 

6 - Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain (2015 | 1984)

O game se passa logo depois dos eventos de Ground Zeroes, conforme a concepção original de seu criador. Phantom Pain foi lançado no PC e nos consoles de sua época e mostra a jornada de Venom Snake e dos Diamond Dogs, bem como seu envolvimento com a Outer Heaven e o Big Boss assumindo o comando da FOXHOUND, enredos que dariam sequência aos primeiros jogos da série lançados no MSX no Japão.

2234  Konami 

7 - Metal Gear (1987 | 1995)

É curioso notar como existem seis jogos que se colocam antes do primeiríssimo Metal Gear, lançado lá no MSX2, nos anos 80. O jogo mostra o agente novato Solid Snake, da FOXHOUND, invadindo uma base da Outer Heaven para descobrir o que é o Metal Gear e resgatar outro agente, o Gray Fox, das mãos de Big Boss, que é o vilão da trama aqui.

11  Konami 

8 - Snake's Revenge (1990 | 1998)

A continuação de Metal Gear saiu no NES e levou Solid Snake para uma nova operação logo depois da derrota da Outer Heaven. A missão do jogo é impedir a criação de um novo Metal Gear, e dessa vez o agente vai acompanhado dos colegas John Turner e Nick Myer.

9 - Metal Gear 2: Solid Snake (1990 | 1999)

MGS 2 foi lançado no MSX2, assim como o jogo que o antecede. Na história do game, Solid Snake não é mais um novato – pelo contrário. O agente é tirado da aposentadoria por um novo comandante da FOXHOUND, Roy Campbell. O herói é enviado para resgatar o Dr. Kio Marv das mãos do grupo Zanzibar Land.

22  Konami 


10 - Metal Gear: Ghost Babel (2000 | 2002)

Ghost Babel foi feito pro Game Boy Color ter um Metal Gear para chamar de seu. O game saiu dois anos depois de MGS, mas se estabelece como uma prequel, levando Solid Snake de volta ao local de sua primeira missão contra a Outer Heaven. O forte agora é ocupado pela Gindra Liberation Front, um grupo separatista rebelde que conseguiu roubar um Metal Gear.

11 - Metal Gear Solid (1998 | 2005)

Metal Gear Solid no PS1 é, possivelmente, o primeiro sucesso esmagador da série, e foi o ponto de entrada da franquia para muita gente. Cronologicamente, no entanto, o jogo vem depois de dez outros! Solid Snake é tirado da aposentadoria novamente para "uma última missão" de novo, a fim de impedir a rebelião das Next-Generation Special Forces da FOXHOUND, comandadas por Liquid Snake.

Teste  Konami 

12 - Metal Gear Solid Mobile (2008 | entre 2005 e 2007)

Como diz o nome, MGS Mobile saiu em smartphones e dispositivos móveis em 2008. O game se insere na cronologia logo depois de Metal Gear Solid, e foca na organização Philanthropy, criada por Solid Snake e Otacon combatendo o espalhamento de informações sobre o Metal Gear Rex que foram disponibilizadas no mercado negro por Ocelot.

13 - Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (2001 | 2007 e 2009)

Uma continuação direta do sucesso no PS1, MGS 2 chegou no PS2 com uma surpresa. O game começa com mais uma missão de Solid Snake, dessa vez como um operativo de sua organização própria, a Philanthropy. Mas logo os eventos dão uma guinada e o jogador é introduzido a um novo personagem e o "verdadeiro" protagonista do game, Raiden.

33  Konami 

14 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots (2008 | 2014)

MGS 4 foi lançado no PS3 e trazia a Outer Heaven novamente como grande antagonista, dessa vez liderada por Liquid Ocelot – a fusão entre a mente de Liquid Snake e o corpo de Revolver Ocelot, introduzido em MGS 2. Solid Snake retorna como Old Snake, devido à sua aparência no jogo, resultado de um envelhecimento acelerado.

r3r3  Konami 

15 - Metal Gear Rising: Revengeance (2013 | 2018)

Olhando o visual de Metal Gear Rising fica difícil imaginar que o jogo se passa em 2018 e não num futuro distante. Raiden agora trabalha como guarda-costas e treinador de segurança para um grupo militar privado, a Maverick Security. Quando ele não consegue impedir o assassinato de um de seus clientes, Raiden parte em busca de vingança contra o grupo Desperado Enforcement, descobrindo conspirações de nível mundial que são a marca registrada de qualquer Metal Gear.

22  Konami 
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.