Roblox é suspenso na China por possíveis problemas de regulação

1 min de leitura
Imagem de: Roblox é suspenso na China por possíveis problemas de regulação
Imagem: Roblox

A plataforma de jogos e experiências Roblox está fora do ar na China. Lançada há cinco meses para dispositivos móveis, a versão regional do serviço é mantida pela gigante local Tencent e foi rebatizada de LuoBuLeSi.

Segundo o site TechCrunch, os servidores foram desligados sem aviso prévio há alguns dias, o que irritou boa parte da comunidade local.

Como as explicações oficiais não foram completas o suficiente, há apenas especulações sobre o motivo da ação — e o palpite mais frequente é de que as companhias estão adequando os servidores do serviço para evitar multas e restrições do governo.

O que dizem as companhias

De acordo com a Tencent, o jogo saiu do ar por para que ajustes necessários sejam feitos, incluindo alterações na arquitetura de dados que permitirão ao jogo operar a longo prazo. "Nós determinamos que um certo número de ações importantes e transitórias são necessárias na medida em que construímos a próxima versão do LuoBuLeSi", diz a Tencent.

Além disso, o comunicado oficial da empresa responsável pelo Roblox alega que o jogo que estava no ar na China era uma versão de testes que poderia sair do ar para reformulações a qualquer momento. Essa versão, entretanto, foi refutada pelos jogadores — afinal, era possível até adicionar dinheiro e fazer compras no perfil.

Até por isso, a teoria que circula no momento é a de que a Tencent e a Roblox estão correndo contra o tempo para regulamentar a plataforma. Nos últimos meses, o governo chinês ampliou as restrições contra jogos para crianças e reduziu a aprovação de novos jogos online no país, além de restringir a operação de plataformas educativas, que é uma das possíveis classificações de Roblox.

Cheio de polêmicas

Essa não é a única controvérsia envolvendo a plataforma, que é bastante popular entre o público jovem. Denúncias recentes envolvem esquemas do CEO do Roblox para evitar pagar impostos, um suposto acordo com a Apple para receber um tratamento diferenciado no iOS e o desenvolvimento de um ambiente inseguro para crianças.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.