Reportagem acusa Roblox de criar um ambiente inseguro para crianças

1 min de leitura
Imagem de: Reportagem acusa Roblox de criar um ambiente inseguro para crianças
Imagem: Roblox

Roblox é um dos maiores fenômenos que o mundo dos games já viu. Mas muito desse sucesso e crescimento repentino resultou num ambiente não moderado e basicamente inseguro para crianças, segundo acusa uma nova reportagem da People Make Games (PMG).

Em agosto deste ano, o canal divulgou um vídeo em que reportava as práticas monetárias de Roblox, acusando-as de explorar crianças como criadoras de conteúdo, oferecendo uma porcentagem pífia do dinheiro que seus jogos rendem na plataforma.

A resposta dos criadores do game foi uma "recomendação" para que o vídeo fosse removido do YouTube, o que fez com que o pessoal do PMG quisesse cavar ainda mais fundo no problema.

O sucesso do primeiro vídeo fez com que muitos criadores, jogadores e outros devs envolvidos com Roblox entrassem em contato com o canal, o que resultou numa segunda reportagem, ainda mais extensa, relatando problemas até mais severos na plataforma.

Um dos problemas primários com o sistema de criação de games e monetização de Roblox é que, em muitos dos casos dos jogos mais populares, a organização do desenvolvimento deles sai do Roblox e vai para outras redes, onde a plataforma não tem maneira alguma de moderar as interações.

Isso, segundo o canal, expõe as crianças que efetivamente trabalham na criação desses conteúdos a todo tipo de condição insegura, que vai da exploração de seu trabalho até riscos de abuso e problemas mais severos.

A reportagem é bem completa e entra em detalhes até sobre um mercado de "contrabando" dentro do universo de Roblox, onde circula altas somas de dinheiro bem verdadeiro. Infelizmente o vídeo está disponível somente em inglês, mas vale muito a pena assistir para quem entende o idioma.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.