Apple será investigada por tratamento 'diferente' para Roblox

1 min de leitura
Imagem de: Apple será investigada por tratamento 'diferente' para Roblox
Imagem: Roblox
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Roblox, uma das principais plataformas de criação de jogos infantis online, está sendo investigado pelas autoridades do Departamento de Justiça dos EUA (DoJ), não pelo seu conteúdo, em sua maioria elaborado por crianças, mas sim para estabelecer a forma de tratamento dispensada pela Apple à empresa de jogos.

Os investigadores buscam, principalmente, situações em que a Apple aplica regras desiguais para os desenvolvedores de aplicativos em sua loja. Por trás dessa investigação, está o histórico processo antitruste que a Epic Games abriu contra a Apple e o Google, em diversas jurisdições, envolvendo a polêmica na venda de produtos do jogo Fortnite fora das lojas oficiais, evitando assim a cobrança de tarifas de comissão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Durante um dos julgamentos, a Epic argumentou que, na prática, a Apple deu um "passe livre" para a Roblox Corporation manter uma loja de jogos própria dentro da App Store, exatamente o que a companhia de Cupertino proíbe nas suas diretrizes, e que acabou se tornando o estopim da disputa com a desenvolvedora do Fortnite.

O que diz a Apple sobre o Roblox?

Fonte: YouTube/Reprodução.Fonte: YouTube/Reprodução.Fonte:  YouTube 

Depois que o Roblox entrou como um argumento da equipe jurídica da Epic Games, o diretor da Apple, Trystan Kosmynka, explicou que a plataforma não violou as regras da App Store porque a Apple não vê o seu conteúdo "como um jogo", mas como "experiências", muito semelhantes às "experiências do Minecraft", outro jogo em que usuários podem criar conteúdos parecidos com minigames.

Após a polêmica, o Roblox alterou totalmente o seu site, para deixar bem claro que oferece "experiências" e não "jogos", exatamente da forma citada pelo executivo da Apple. Mas o DoJ não comprou a história e questionou recentemente a dona do Roblox sobre as "diferenças entre um 'jogo' e uma 'experiência'". Dependendo da resposta, o órgão jurídico poderá abrir um processo contra a Apple.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.