Volkswagen anuncia app para Apple Watch que controla recursos do veículo

1 min de leitura
Imagem de: Volkswagen anuncia app para Apple Watch que controla recursos do veículo
Imagem: CarFreak

Em 2014, a Tesla permitiu que os donos de alguns de seus carros utilizassem o celular para dar a partida no possante. Tempos depois, a Hyundai entrou na jogada desenvolvendo um aplicativo para smartwatches que oferece essa e outras possibilidades de controle sobre seus veículos. Agora, é a vez da Volkswagen colocar os pés nesse mercado com bastante estilo, anunciando nesta terça-feira (5) um app exclusivo para o Apple Watch que vai permitir comandar os automóveis da empresa equipados com o sistema Car-Net.

Com o software devidamente instalado no relógio inteligente da Apple, é possível acessar diversos recursos do carro remotamente, bastando alguns poucos toques na tela sensível do dispositivo de pulso. Entre as funções disponíveis, os usuários poderão trancar e destrancar o veículo, checar o nível do tanque de combustível ou a carga da bateria – no caso de modelos elétricos – e localizar o carro em um estacionamento lotado, visualizando sua posição geográfica e distância no display do vestível.

“Essas tecnologias de ponta, disponibilizadas através do app Car-net para o Apple Watch, estão pavimentando o caminho para o futuro dos veículos conectados da Volkswagen”, explicou Abdallah Shanti, vice-presidente executivo da VW nas Américas, no comunicado oficial da montadora. Esse pode parecer um discurso-padrão para divulgar os esforços da companhia para implementar uma integração com dispositivos mobile nos seus produtos, mas o programa aparentemente deve chegar bem completo aos consumidores.

Uma dose extra de segurança

Além das funções mencionadas anteriormente, quem costuma compartilhar o carro com filhos mais novos ou com motoristas menos experientes no volante provavelmente terá motivos de sobra para instalar o software. Isso porque o Car-Net permite, por exemplo, configurar um certo limite de velocidade que, quando ultrapassado, exibe uma notificação no Apple Watch relatando a ocorrência. O dono do carro também pode ser alertado quando ele trafegar para fora de uma determinada área – um recurso bacana para pais preocupados.

O app deve dar suporte aos modelos 2014 do Beetle, CC, Eos, Jetta, Passat e Tiguan, além de unidades do Golf, Golf GTI, Golf R, Golf SportWagen e e-Golf fabricados neste ano. Infelizmente, ainda não há uma data específica para que o aplicativo chegue à loja virtual da Apple, mas não deve demorar até que os usuários possam ter o controle de seus veículos da Volkswagen diretamente no pulso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.