Como fazer streaming de vídeos do PC para o iPhone, iPod Touch e iPad

2 min de leitura
Imagem de: Como fazer streaming de vídeos do PC para o iPhone, iPod Touch e iPad

É possível usar a mobilidade proporcionada pelo iPhone para ver vídeos onde você estiver. Com o Air Video é muito simples configurar seu computador para acessar direto do aparelho arquivos  de mídia em qualquer formato.

No tutorial você confere a configuração simples do Air Video (para reprodução em rede local) e também como é possível ativar a opção para realizar o streaming direto pela internet. Dessa forma, você nunca mais precisa se preocupar em sincronizar e converter arquivos para assisti-los no iPhone.

É importante ressaltar que o aplicativo Air Video para iPhone vem em duas versões: uma paga e outra gratuita. A diferença é que, na gratuita, existem limitações para conversões em tempo real. Entretanto, o tutorial abaixo funciona da mesma maneira.

Pré-requisitos

Preparando para reprodução

Antes de poder começar, é necessário garantir que o Air Video está instalado tanto no computador como no iPhone. Depois, abra o Air Video Server no PC e clique em "Add Disk Folder". Essa opção serve para você adicionar vídeos de seu computador para fazer streaming:

Abra o Air Video.

Procure pela pasta com os vídeos:

Adicione uma pasta.

É possível repetir o processo e adicionar quantas pastas você quiser. Se você costuma utilizar o iTunes, há uma opção chamada "Add iTunes Playlist", que adiciona listas de reprodução do programa:

É possível adicionar playlists também.

Quando todo o conteúdo for adicionado, abra o Air Video no iPhone e clique no botão localizado no canto superior esquerdo da tela em forma de "+":

Adicione servidor.

Se você estiver com tudo certo, os computadores da rede local com o Air Video Server instalado devem aparecer. Clique no nome de seu computador:

Escolha seu servidor.

Todas as pastas adicionadas com vídeos aparecem:

Escolha a pasta.

Em seguida, basta escolher um dos arquivos de vídeo:

Clique em qualquer um dos vídeos.

Assim, várias opções aparecem na tela: "Play" (reprodução normal, para vídeos no formato padrão), "Play with Live Conversion" (o programa converte no computador e envia para o iPhone em tempo real) e "Convert" (realiza a conversão para o formato de reprodução do aparelho):

Escolha o que quer fazer.

Indiferente da opção escolhida, o vídeo começa a reproduzir normalmente na tela do iPhone:

O vídeo sendo reproduzido.

Caso você tenha escolhido converter os vídeos, é possível acompanhar o processo diretamente no programa, ao clicar na aba "Conversion":

O vídeo pode ser visto convertendo.

Configurando para acessar o conteúdo pela internet

Com o Air Video Server você pode também acessar vídeos de seu computador pela internet. Primeiramente, clique na aba "Settings" e marque a caixa "Require Password". Depois, clique em "Set Password" e defina uma senha para o computador:

Password.

Agora, clique na aba "Remote". Marque a opção "Enable Acess from Internet" (1) e copie o código "This Server PIN" (2). Dependendo de seu roteador, pode ser necessário abrir a porta designada pelo programa (3):

Habilite acesso.

Com o computador conectado para streaming, abra o programa no iPhone e clique em "Enter Server PIN":

Entre com o PIN.

Entre com o código que foi dado pelo programa:

Digite o número.

A conexão é feita e o funcionamento é exatamente igual quando você está em rede local. Ou seja, você pode ver as pastas de vídeos e reproduzi-los remotamente, não importa onde você está:

Divirta-se com seus vídeos.

. . . . .

Se converter e sincronizar vídeos para assisti-los no iPhone era um problema, isso finalmente acaba com o Air Video. O programa é genial e funciona com muita facilidade, como pôde ser visto no tutorial acima. Vale lembrar que o Air Video está disponível também para iPod Touch e iPad. Agora é só adicionar seus vídeos e se divertir, não importa onde você esteja.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.