O iPhone 4S começa a ser vendido hoje em alguns países do mundo, mas alguns fãs da Apple querem que 14 de outubro seja lembrado na história por outro motivo: o dia de Steve Jobs. O evento organizado pela internet pretende que o Steve Jobs Day seja comemorado, segundo os seus criadores, como “um tributo à sua vida e ao legado que ele deixa para trás”.

O projeto Steve Jobs Day foi criado por funcionários (e fãs de Jobs) da agência de marketing digital Studiocom, e lançado no dia 23 de setembro desse ano, portanto, antes da morte do fundador da Apple, que ocorreu no dia 5 de outubro. 

Segundo o site do evento, a data deve ser lembrada como um agradecimento a um homem cujo trabalho tem impactado muitas vidas. Fãs no mundo todo vão se vestir da mesma maneira que o fundador da Apple costumava aparecer em público (camiseta preta com gola rolé, calça jeans e tênis).

Eles também se reunirão em lugares específicos (geralmente em frente a uma Apple Store) para celebrar a história de um dos empresários mais bem-sucedidos dos Estados Unidos.

As redes sociais, em especial o Facebook e o Twitter, devem ser usadas para falar sobre a vida de Steve Jobs e sobre os produtos que ele criou. As pessoas também podem compartilhar suas histórias relacionadas com a Apple, com o próprio Jobs e com tudo o que a empresa lançou até hoje.

As complicações de Jobs

Steve Jobs há anos lutava contra um câncer no pâncreas e descobriu em fevereiro desse ano que sua doença estava em estágio terminal. Mesmo assim, ele continuou à frente da Apple até agosto, quando passou o comando da empresa para o chefe de operações, Tim Cook.

Jobs continuou atuando nos bastidores da empresa, embora já estivesse bastante debilitado pelo avanço da doença. Um dia depois do lançamento do iPhone 4S, Jobs faleceu, vítima de parada respiratória e tumor. Ele tinha 56 anos.

Steve Jobs é considerado um visionário, admirado no mundo todo por ter revolucionado o mundo da tecnologia diversas vezes, com seus iProdutos. Sua morte foi comentada por diversos líderes e celebridades do mundo todo, inclusive pelos maiores concorrentes da Apple. Sua genialidade foi apontada quase que de forma unânime por todos que prestaram suas condolências.

(Fonte da imagem: Apple)

Você também pode participar

O projeto não visa apenas lembrar-se de Jobs. Diversas ações foram planejadas para aqueles que tiverem interesse em participar do evento. “Nós admiramos o seu trabalho. Adotamos sua visão. E nós amamos o que ele trouxe ao mundo”. Seguindo esse pensamento, os organizadores convidam todos os fãs e admiradores de Steve Jobs no mundo para participar, ao vivo, no Facebook, Twitter e no site do projeto. Saiba como.

Vista-se como Steve Jobs

Uma das ideias do projeto é que você se vista como Steve Jobs para ir ao trabalho, à escola, ou a qualquer outro lugar. São recomendadas duas maneiras de se vestir: usar apenas uma camiseta preta, ou adotar o estilo “Steve completo”, acrescentando calça jeans e tênis ao visual.

Os organizadores pedem para que os fãs tirem fotos vestidos como Steve Jobs e postem as imagens nas suas contas do Facebook, Twitter e também na página do projeto. Outra recomendação é que a foto do perfil do Facebook e do Twitter seja atualizada com a roupa usada no Steve Jobs Day.

Fale sobre Steve Jobs

Não basta apenas vestir-se como Jobs, é preciso contar suas experiências com os produtos da Apple e falar o quanto admira o fundador da empresa. O projeto quer movimentar as redes sociais, solicitando aos usuários que escrevam no Twitter e postem atualizações no status do Facebook sobre como Jobs e seu trabalho na Apple têm afetado sua vida.

Você pode escrever sobre seus produtos favoritos, o primeiro produto da Apple que usou e porque você ama o trabalho de Steve Jobs. Use a hashtag #stevejobsday em todos os comentários sobre o fundador da Apple.

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Em todo lugar

O projeto conta com uma página de evento no Facebook, em que mais de 20 mil pessoas confirmaram presença. Usuários da rede social estão trocando informações sobre os locais e horários dos eventos ao vivo. O perfil do Twitter @SteveJobsDay também está divulgando eventos que serão realizados hoje, além de publicar informações sobre Jobs.

Alguns eventos estão sendo divulgados no site do projeto. Já foram marcados encontros em diversos lugares do mundo, como Filipinas, Escócia, Bielorrússia e Estados Unidos.

O site está mostrando em tempo real todos os tweets com a hashtag #stevejobsday. Você pode conferir todas as atualizações que estão sendo feitas pelos usuários diretamente no site do projeto, que exibirá hoje tudo o que está sendo escrito com relação ao Steve Jobs Day nas redes sociais, além de mostrar os eventos que estão sendo realizados ao redor do mundo.

Na próxima quarta-feira, dia 19, será a vez dos funcionários da Apple prestarem sua homenagem ao fundador da empresa.

Cupons de desconto TecMundo: