Samsung devolve recurso que protege contra burn-in aos celulares com One UI 6.1

1 min de leitura
Imagem de: Samsung devolve recurso que protege contra burn-in aos celulares com One UI 6.1
Imagem: Samsung
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Samsung trouxe novamente aos celulares da marca uma função importante de proteção da tela. A novidade é uma série de recursos que protegem telas do efeito burn-in.

Quem identificou a mudança foi o 9to5 Google. Na atualização para a interface One UI 6.1, os ícones da barra superior do Android têm os pixels alterados com frequência, ocasionando tanto mudanças no visual quanto de posição. Anteriormente, a própria companhia já havia confirmado o retorno dessa ferramenta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ideia é impedir o chamado efeito burn-in, que pode "fixar" imagens em telas, especialmente no caso de painéis OLED. Ele é ocasionado em especial graças a recursos visuais que não somem da tela de tempos em tempos, como no caso de ícones de aplicativos e status ou elementos de tela de bloqueio, por exemplo.

Atualização devolveu recurso para alguns modelos

Ainda de acordo com o 9to5 Google, o Galaxy S23 Ultra foi o modelo que por último ganhou acesso novamente ao recurso. Tanto o modelo top de linha do ano passado quanto os dobráveis Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5 estão recebendo a atualização One UI 6.1 em alguns territórios — inclusive aqui no Brasil.

A tela inicial ou de bloqueio sem alterações é uma das principais causas do efeito burn-in.A tela inicial ou de bloqueio sem alterações é uma das principais causas do efeito burn-in.Fonte:  Samsung 

O conjunto de proteções contra burn-in é ativado por padrão no telefone e não exige qualquer atividade por parte do usuário, já que tudo acontece a partir de alterações do próprio sistema. As funções foram adicionadas pela primeira vez na One UI 5, mas sumiram na atualização One UI 6.

Fora o recurso preventivo, a atualização do Android 14 adiciona aos aparelhos também os recursos de inteligência artificial da Galaxy AI, além de uma série de mudanças visuais e de usabilidade.

Cupom Samsung

Aproveite o Cupom Samsung e economize na compra de notebooks, smartwatches, celulares e mais dispositivos Samsung!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.