Qual dobrável escolher: Samsung Galaxy Z Flip 5 ou Galaxy Z Fold 5?

6 min de leitura
Imagem de: Qual dobrável escolher: Samsung Galaxy Z Flip 5 ou Galaxy Z Fold 5?
Imagem: Samsung/Divulgação

A era dos smartphones dobráveis está a todo vapor. E a Samsung, uma das principais pioneiras nessa tendência, não decepciona com seus lançamentos. Dois dos dispositivos mais comentados desde julho de 2023 são o Galaxy Z Flip 5 e o Galaxy Z Fold 5.

Mas como decidir entre essas duas opções? Se você não sabe por onde começar, nós te ajudamos nessa análise. Vamos comparar as especificidade de ambos Galaxy Z para saber a escolha certa – sem esquecer das suas necessidades que devem ser atendidas em primeiro lugar. Confira!

Funcionalidades do Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5

A tela aprimorada dos lançamentos da Samsung captam a atenção de qualquer um, por isso, nada mais justo do que iniciarmos nossa análise comparativa por elas.

Tela versátil: Z Flip 5 traz mais inovação

Uma das principais atualizações do Z Flip 5 em relação ao Z Flip 4 é sua tela externa maior. Agora, o usuário pode verificar a previsão do tempo, responder mensagens, escolher músicas, usar o Google Maps e muito mais sem precisar abrir o telefone. É uma adição conveniente para tarefas rápidas do dia a dia.

Características do Galaxy Z Flip 5.Características do Galaxy Z Flip 5.Fonte:  Samsung/Divulgação 

Por outro lado, o Z Fold 5 tem foco na produtividade. Sua tela principal é ideal para quem gosta de ser multitarefa e, ao ser dividida, oferece um amplo espaço de   trabalho com vários aplicativos simultaneamente.

A tela externa também facilita a resposta rápida a mensagens ou a checagem de e-mails, embora a melhoria não seja tão drástica quanto a do Flip 5.

Características do Galaxy Z Fold 5.Características do Galaxy Z Fold 5.Fonte:  Samsung/Divulgação 

Armazenamento e desempenho robusto: Z Fold 5 tem destaque

Ambos os dispositivos são equipados com o processador Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, fruto da colaboração entre a Samsung e a Qualcomm. Esse processador tem performance sólida e rápida, mas o Z Fold 5 tem uma ligeira vantagem de desempenho devido às frequências mais altas.

As diferenças mais notáveis estão nas opções de armazenamento e RAM. O Z Flip 5 oferece opções de 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno acompanhadas de 8 GB de RAM.

Enquanto isso, o Z Fold 5 oferece opções de 256 GB, 512 GB e 1 TB, juntamente com 12 GB de RAM. Portanto, se você precisa de muito espaço parar guardar arquivos, baixar apps e ainda ter um desempenho robusto, o Z Fold 5 é a escolha ideal.

Em relação à bateria, o Z Flip 5 possui uma célula de 3.700 mAh e o Z Fold 5 abriga uma de 4.400 mAh. A diferença é modesta, mas o Z Fold 5 sai um pouco à frente em termo de autonomia de bateria devido à sua capacidade maior.

Sistema operacional e software multitarefa: quase empate!

Os dois smartphones dobráveis utilizam o sistema operacional Android 13, mas com uma diferença de tamanho. O sistema no Fold 5 ocupa 34 GB, já no Flip 5 são 40 GB.

Além disso, ambos suportam Bluetooth 5.3 e – uma vantagem notável – o Fold 5 tem a capacidade de usar até dois SIMs, enquanto o Flip 5 suporta apenas um.

Em termos de software multitarefa, o Z Fold 5 possui recursos avançados que aproveitam sua tela grande, como executar aplicativos lado a lado e a barra de tarefas que alterna rapidamente entre eles. Ele também suporta a S Pen, o que é ótimo para desenhar e fazer anotações.

O Z Fold 5 acompanha uma caneta de navegação.O Z Fold 5 acompanha uma caneta de navegação.Fonte:  Samsung/Divulgação 

O Z Flip 5 não deixa a desejar nesse quesito com a funcionalidade Modo Flex com um touchpad integrado. Isso transforma a metade inferior da tela em um trackpad, tornando o celular ainda mais versátil. Ou seja, tanto o Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 aguentam bem a execução de dois apps em várias janelas ao mesmo tempo.

Uma nota importante: A Samsung prometeu quatro anos de atualizações de sistema operacional e cinco anos de patches de segurança para esses dispositivos. Isso significa que o Z Flip 5 e o Z Fold 5 devem receber melhorias do Android 14 ao 17, bem como quaisquer futuras atualizações do OneUI.

Design do Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5

O Z Fold 5 manteve seu design icônico, mas com uma dobradiça No-Gap que o torna mais fino e durável do que seus antecessores. A tela externa também pode atingir um brilho mais alto para ser visualizada sob luz solar direta. Veja as principais entregas do seu design:

  • Dimensões: 129.9 x 154.9 x 6.1 mm;
  • Peso: 253 gramas;
  • Resolução: 1.812 x 2.176 pixels;
  • Tecnologia de Tela: Dynamic AMOLED 2X;
  • Tela Externa: 6,2 polegadas;
  • Tela Interna: 7,6 polegadas.

Design externo no Galaxy Z Fold 5.Design externo no Galaxy Z Fold 5.Fonte:  Samsung/Divulgação 

Por outro lado, o Galaxy Z Flip 5 possui um design consideravelmente diferente, com uma tela externa maior que ocupa boa parte da parte traseira do dispositivo. Sua tela dobrável vertical oferece uma aparência mais tradicional, lembrando uma barra de chocolate, e também possui a dobradiça No-Gap. As configurações desse modelo são:

  • Dimensões: 71.9 x 165.1 x 6.9 mm;
  • Peso: 187 gramas;
  • Resolução: 1.080 x 2.640 pixels;
  • Tecnologia de Tela: Dynamic AMOLED 2X e Super AMOLED;
  • Tela Externa: 3,4 polegadas;
  • Tela Interna: 6,7 polegadas.

Galaxy Z Flip 5 é mais compacto e cabe facilmente em qualquer bolso.Galaxy Z Flip 5 é mais compacto e cabe facilmente em qualquer bolso.Fonte:  Samsung/Divulgação 

Câmera do Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5

Ambos os dispositivos têm configurações de câmera semelhantes, embora o Z Flip 5 tenha uma pequena desvantagem em relação ao potente conjunto de câmeras do Z Fold 5. Para facilitar a comparação, listaremos abaixo:

Galaxy Z Fold 5

  • Câmera Principal: 50 MP;
  • Lente Grande-Angular: 12 MP;
  • Lente Teleobjetiva: Zoom óptico de 3x, 10 MP;
  • Câmera Frontal (Tela Externa): 10 MP;
  • Câmera Sob a Tela Interna: 4 MP.

Galaxy Z Flip 5

  • Câmera Principal: 12 MP com estabilização óptica (OIS);
  • Lente Grande-Angular: 12 MP;
  • Câmera Frontal: 10 MP.

O modelo flip da Samsung apoia facilmente nas superfícies para tirar selfies.O modelo flip da Samsung apoia facilmente nas superfícies para tirar selfies.Fonte:  Samsung/Divulgação 

Preço do Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5

Para uma avaliação completa, pesquisamos a média dos valores ofertados no Brasil pelos dois aparelhos da marca japonesa. O Galaxy Z Flip 5 está custando a partir de R$ 7.999 nas cores grafite, creme, rosa e verde claro. Já o Galaxy Z Fold 5 pode ser comprado a partir de R$ 13.799 nas cores creme, preto e azul claro.

E agora: qual escolher?

Após tantos prós e contras, sabemos como é difícil escolher entre o Galaxy Z Fold 5 e o Galaxy Z Flip 5. Considerando todos os pontos que elencamos, o primeiro modelo é ideal para quem deseja a melhor tecnologia, produtividade e não se importa em gastar mais.

Afinal, ele se transforma em um pequeno tablet e oferece recursos multitarefa avançados. O lado negativo é o fato do Galaxy Z Fold 5 necessitar do uso de ambas as mãos.

Quanto ao Z Flip 5, podemos dizer que ele é ligeiramente é mais acessível em termos de preço e adequado para uso com uma mão por ser compacto e fácil de transportar. Se você procura um telefone dobrável para tarefas cotidianas e não precisa de recursos tão avançados, o Z Flip 5 certamente é uma excelente escolha.

Portanto, avalie suas prioridades, orçamento e estilo de uso ao decidir entre esses incríveis smartphones dobráveis da Samsung.

Ambos oferecem desempenho sólido, design impressionante e uma experiência única de smartphone dobrável. Entretanto, o principal critério que determinará vencedor está no que você considera indispensável em um celular.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.