Como lançar um chatbot personalizado por meio da GPT Store?

3 min de leitura
Imagem de: Como lançar um chatbot personalizado por meio da GPT Store?
Imagem: GettyImages

Na era dos chatbots, a possibilidade de personalizar um software sem ter conhecimento aprofundado sobre programação surge como uma ferramenta essencial para oferecer experiências únicas e eficientes aos usuários.

É neste cenário que a OpenAI vem se destacando mais uma vez, liderando as empresas de inteligência artificial ao anunciar em 10 de janeiro o seu novo marketplace, chamado GPT Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Agora, a plataforma disponibilizará uma página para seus usuários venderem, comprarem e compartilharem publicamente suas próprias versões do ChatGPT, introduzindo um novo nível de personalização.

É necessário se inscrever no site da Open AI para acessar a GPT Store.É necessário se inscrever no site da Open AI para acessar a GPT Store.Fonte:  GettyImages 

Desde o lançamento do programa GPT Builder em novembro de 2023, a adesão de criadores para gerar uma versão única do ChatGPT enriquecida com parâmetros adicionais e dados extras de treinamento tem sido um sucesso. Foram mais de 3 milhões de versões personalizadas, segundo a companhia.

A GPT Store está acessível tanto na web quanto nos aplicativos para dispositivos Android e iPhone (iOS), ampliando ainda mais seu alcance. Veja a seguir como fazer parte desse movimento e lançar seu próprio chatbot personalizado na GPT Store!

  1. Acesse a página inicial do ChatGPT;
  2. No canto superior esquerdo da tela, clique em "Explorar GPTs";
  3. No canto superior direito, selecione "Meus GPTs";
  4. Clique no ícone "lápis" para editar o GPT que deseja publicar no GPT Store;
  5. Verifique a configuração do projeto em "Visualização";
  6. Clique na seta ao lado de "Salvar", selecione "Todos" e confirme.

O projeto de chatbot será exibido na GPT Store após salvá-lo com visualização pública.O projeto de chatbot será exibido na GPT Store após salvá-lo com visualização pública.Fonte:  Reece Rogers/Chat GPT/Bianca Seabra 

Antes de publicar o chatbot personalizado, assegure que os dados personalizados não revelem informações confidenciais do seu negócio. Caso prefira compartilhar o projeto com uma lista restrita de pessoas, selecione "Qualquer pessoa com um link" na última etapa do processo.

Quem pode acessar o GPT Store?

O acesso ao GPT Store é restrito aos usuários pagantes da plataforma da OpenAI. Apenas os assinantes dos planos ChatGPT Plus, Enterprise e o novo plano chamado Team têm permissão para criar e usar GPTs personalizados.

Vale ressaltar que, de acordo com a OpenAI, as conversas com GPTs dos planos ChatGPT Team e Enterprise não são utilizados para os treinamentos dos modelos da companhia. O que dá certa sensação de segurança quanto ao tratamentos de dados confidenciais às empresas.

O lançamento da GPT Store abre novas possibilidades de uso para o ChatGPTO lançamento da GPT Store abre novas possibilidades de uso para o ChatGPTFonte:  OpenAi 

Como funciona a GPT Store?

A GPT Store funciona como uma loja de aplicativos que estamos acostumados a usar para fazer downloads em nossos smartphones. No entanto, o serviço serve como um grande diretório de GPTs personalizados pelos parceiros da OpenAi e sua comunidade de assinantes pagos.

Por lá, é possível saber quais são os GPTs mais populares, quais estão em alta na comunidade e conhecer novas opções por meio das categorias de busca como DALL·E, redação, pesquisa, programação, educação e estilo de vida. Alguns dos destaques já disponíveis são:

  • AllTrails para recomendações de trilhas personalizadas;
  • Consensus para pesquisar e sintetizar resultados de 200 milhões de artigos acadêmicos;
  • Code Tutor da Khan Academy para aprofundar habilidades de codificação;
  • Canva para criar apresentações e postagens sociais;
  • Livros para encontrar sugestões de leitura;
  • CK-12 Flexi AI para ter um tutor de matemática e ciências pessoal.

Com um processo amigável, os usuários podem moldar suas ferramentas de interação definindo funcionalidades e padrões de comportamento, tudo através da plataforma ChatGPT.

O fornecimento de instruções detalhadas é o único requisito, permitindo que qualquer pessoa explore a arte da personalização de chatbots.

Além disso, a GPT Store oferece a flexibilidade de incorporar imagens geradas pela própria IA ou realizar o upload de arquivos diretamente do dispositivo, simplificando ainda mais o processo criativo.

Para orientar os usuários, a OpenAI disponibiliza exemplos de comandos (prompts), facilitando o início da interação com os futuros usuários do chatbot.

A fim de se comprometer com a segurança e qualidade da plataforma, a OpenAI implementou um novo sistema de revisão, combinando revisão humana e automatizada.

Essa abordagem, juntamente com as medidas de segurança já existentes, visa garantir que os GPTs estejam alinhados com as políticas da empresa. Há ainda a opção dos próprios usuários relatem GPTs considerados prejudiciais ou inseguros, contribuindo para um ambiente mais confiável e transparente.

A OpenAI também anunciou que pretende lançar um programa de compartilhamento de receitas com os criadores de GPT. Isso significa que a empresa recompensará os construtores de GPT com base no engajamento dos usuários com seus chatbots.

Embora os detalhes específicos ainda não tenham sido totalmente revelados, a organização deve divulgar mais informações sobre os critérios de pagamento em breve, pois o primeiro público de teste será os norte-americanos durante o primeiro trimestre de 2024.

E aí, gostou do conteúdo? Continue se informando sobre as novidades do universo de IA e saiba mais sobre o futuro da interação humano-máquina. Confira a seguir 7 opções de chatbot para WhatsApp e saiba qual é o melhor para o seu uso!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.