Google Maps libera função que exibe o trajeto na tela de bloqueio do celular

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps libera função que exibe o trajeto na tela de bloqueio do celular
Imagem: Unsplash

O Google Maps começou a disponibilizar para todos o recurso “direções rápidas”. Anunciada no início do ano passado, a função promete ajudar o usuário a ganhar tempo durante seus deslocamentos.

Como explicou o Google, na apresentação da ferramenta em fevereiro de 2023, a novidade exibe detalhes do trajeto do usuário em tempo real, inclusive na tela de bloqueio do celular, evitando a necessidade de manusear o aparelho constantemente. Anteriormente, essas informações só eram visíveis caso o app fosse aberto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Acompanhe seus deslocamentos de maneira mais ágil com a nova função do Maps.Acompanhe seus deslocamentos de maneira mais ágil com a nova função do Maps.Fonte:  Google/Divulgação 

Além disso, a funcionalidade atualiza automaticamente todas as mudanças feitas no caminho, seja a entrada em uma rua que não estava nos planos ou um retorno buscando outras rotas para fugir de um congestionamento. Outro detalhe é que o usuário não precisa tocar em “Iniciar” e começar uma viagem para visualizar os dados.

De acordo com o Google, as direções rápidas funcionam em diferentes meios de transporte, incluindo carros, ônibus e bicicletas. As rotas em tempo real podem ser acessadas até mesmo se você estiver se deslocando a pé, o que pode ser útil para verificar a distância entre o seu local e um determinado estabelecimento, por exemplo.

Como ativar as direções rápidas no Google Maps?

O novo recurso do Maps vem desativado por padrão nos dispositivos compatíveis. Para habilitar a ferramenta, é preciso abrir o app de mapas do Google, tocar na sua foto de perfil, no canto direito superior da tela, entrar no menu “Configurações” e depois ir à opção “Configurações de navegação”.

Nesta última, procure por “Exibição de Mapa” e faça a ativação lá. Aparentemente, a liberação do recurso está acontecendo de forma gradual, ou seja, pode ser que nem todos tenham acesso à ferramenta neste momento, bastando aguardar até a sua disponibilidade.

As direções rápidas estão disponíveis no app do Google Maps para Android e iOS. No sistema da Apple, a ferramenta é compatível com as Atividades ao Vivo, funcionando no iOS 16.1 e versões posteriores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.