Google lança pacote de novidades para Android e Wear OS; veja tudo

2 min de leitura
Imagem de: Google lança pacote de novidades para Android e Wear OS; veja tudo
Imagem: GettyImages

Nesta segunda-feira (26), o Google lançou um pacote de novidades no ecossistema Android. As funcionalidades fazer com que celulares, tablets ou smartwatches fiquem ainda mais úteis para encarar a rotina ao longo da semana.

Dentre as novidades, estão recursos baseados em inteligência artificial (IA), adições em acessibilidade e melhorias em usabilidade para controle de música do Spotify.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Abaixo, confira tudo que há de novo no Android, no Wear OS e no Android Auto:

1. Melhorias no controle de mídia do Spotify

O gerenciador de saída de áudio do Android permite alternar entre dispositivos e controlar o volume a partir da tela principal. Essa função agora está disponível no Spotify com todos os aparelhos e acessórios vinculados pelo Spotify Connect.

2. Descrição de imagens geradas por IA

Agora, a IA do Google pode ajudá-lo nessa tarefa gera descrições de fotos, imagens online e arquivos recebidos por chat em tempo real (por enquanto, somente em inglês).

3. Mais contexto no Google Maps

A integração do Google Lens com o Maps ficou ainda mais útil. Ao mirar em um local reconhecido pelo serviço no Street View, o Lens fornecerá informações sobre ele em voz alta, incluindo avaliação, horário de serviço e direção para chegar nele.

4. Anotações à mão no Docs

O Google Docs incluiu suporte para anotações e feedback escritas à mão. É possível usar o dedo ou uma caneta Stylus para fazer observações em documentos.

5. App Fitbit retrabalhado

O aplicativo Fitbit recebeu uma importante repaginada e agora reúne informações de seus acessórios inteligentes e de outros apps, como AllTrails, Oura Ring e MyFitnessPal.

6. Bilhetes, ingressos e passes direto do seu relógio

A Carteira do Google para Wear OS agora pode carregar seus bilhetes, ingressos e passes sem precisar do celular.

A Carteira do Google agora pode exibir passagens, bilhetes e cartões de fidelidade no seu smartwatch.A Carteira do Google agora pode exibir passagens, bilhetes e cartões de fidelidade no seu smartwatch.Fonte:  Google/Reprodução 

7. Direções do mapa no seu pulso

A integração do Google Maps para Wear OS também passou a exibir direções para o seu destino. Assim, você não precisa sacar o celular para conferir aonde deve ir.

8. Gemini no Google Mensagens

Será possível acessar a IA Gemini pelo Google Mensagens. Será possível conversar com o chatbot sem sair do mensageiro, pedindo sugestões rápidas sobre qualquer coisa, tirar dúvidas ou planejar eventos.

9. IA no Android Auto

O Android Auto agora pode resumir mensagens de texto longas recebidas enquanto você dirige. A ferramenta usa inteligência artificial para sintetizar o app, permitindo que você fique ciente do que é discutido, mas continue atento ao volante.

O Android Auto agora resume mensagens usando IA.O Android Auto agora resume mensagens usando IA.Fonte:  Google/Reprodução 

Distribuição gradativa

Na publicação de anúncio, o Google não entrou em detalhes sobre quando as novidades serão liberadas para o público geral. Provavelmente, as adições serão distribuídas como update via Google Play Services.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.