Google Assistente começa a ser substituído pelo Gemini no Android

2 min de leitura
Imagem de: Google Assistente começa a ser substituído pelo Gemini no Android
Imagem: Google

O Google está aos poucos fazendo uma substituição em seus serviços digitais. O Google Assistente, tradicional recurso de ações automatizadas via comandos de voz, está sendo descontinuado ou trocado em algumas plataformas.

No seu lugar, a companhia irá colocar o GeminiEsse é o atual chatbot de inteligência artificial (IA) da empresa, anteriormente chamado de Google Bard. Ele é também o nome do modelo de linguagem de larga escala da companhia, capaz de processar pedidos complexos e produzir conteúdos de forma multimodal.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por enquanto, não há uma declaração oficial da companhia sobre o eventual fim do Google Assistente em determinadas plataformas. Entretanto, algumas evidências levantadas pelo site Android Authority indicam que a transição está mesmo em andamento.

Substituição do Google Assistente acontece aos poucos

De acordo com a matéria, o Gemini já está em processo de virar o aplicativo padrão de assistente pessoal em dispositivos móveis com Android.

Novos downloads do app do Google Assistente pela Play Store já estão instalando o Gemini por padrão no lugar. Até mesmo o ícone do antigo serviço foi trocado pela logo da plataforma de IA.

O app do Gemini (na parte inferior) e o Google Assistente remodelado, ainda com a logo da empresa.O app do Gemini (na parte inferior) e o Google Assistente remodelado, ainda com a logo da empresa.Fonte:  Android Authority 

Em um teste realizado pelo TecMundo, a instalação do Google Assistente em um smartphone Android ocorreu normalmente, ainda sem a substituição. Isso provavelmente significa que o processo de mudança de marca é gradativo e pode levar até algumas semanas para ser efetuado em todas as regiões.

A mudança acontecer só agora faz sentido: o Bard não tinha um aplicativo nativo e dedicado para dispositivos móveis, ao contrário do atual Gemini.

Mudança para o Gemini também deve acontecer em Smart TVs

Além disso, um tópico recente no Reddit sugere que televisores da Samsung começaram a remover o Google Assistente do sistema operacional. Recentemente, a plataforma descontinuou uma série de comandos que eram pouco usados, mas a movimentação já gerou rumores de que o serviço estava mesmo "deixado de lado" pela fabricante.

Por enquanto, ao menos nesses casos, o Gemini ainda não apareceu por lá: usuários só recebem uma mensagem de erro ao tentar abrir o app pelo atalho do controle-remoto ou no ícone da tela inicial. A expectativa é de que o Gemini também seja adicionado nesses aparelhos em breve, embora nenhum comunicado oficial tenha sido feito até o momento por ambas as marcas envolvidas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.