Google Maps não está funcionando, o que fazer?

2 min de leitura
Imagem de: Google Maps não está funcionando, o que fazer?
Imagem: GettyImages

Com o Google Maps é possível encontrar e visualizar virtualmente mapas por meio de uma localidade, conferir os estabelecimentos próximos de um destino, e até mesmo traçar rotas para uma viagem com tempo de conclusão em tempo real.

E, assim como outros softwares, ele também pode sofrer com o mal funcionamento: ficar fora do ar ou, até mesmo, deixar de funcionar – mesmo que conte com recursos para funcionar offline.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

E para te ajudar nisso, hoje te apresentamos os principais motivos para o Google Maps não funcionar e, claro, as respectivas soluções dos problemas. Confira!

1. GPS desativado

Um dos principais motivos para o Google Maps parar de funcionar é o GPS do seu aparelho ter sido desativado. Isso porque, ele é o principal elemento para conferir a sua localização em tempo real e alinhar com outros recursos do app, como rotas, etc.

As vezes o GPS do seu celular é desativado automaticamente por recursos de consumo de energiaAs vezes o GPS do seu celular é desativado automaticamente por recursos de consumo de energiaFonte:  GettyImages 

O GPS pode ser desativado no seu smartphone por uma série de fatores, como a ativação de um modo de consumo menor de energia, onde recursos como ele a conexão Bluetooth são bloqueados para poupar a bateria. Para isso, basta ir nas configurações do seu aparelho e conferir se a opção está ativada ou não.

2. Problemas com a bússola do Google Maps

Outro problema recorrente do Google Maps é o desalinhamento da bússola do seu smartphone. Isso pode acontecer por uma falha do sistema operacional, ou por conta de outros fatores.

A bússola do seu smartphone pode apresentar problemasA bússola do seu smartphone pode apresentar problemasFonte:  GettyImages 

Mas a boa notícia é que há uma solução muito prática para isso: fazer manualmente o alinhamento da bússola do aparelho. É só clicar no link para aprender o passo a passo!

3. Limpe o cache do Google Maps

Assim como muitos apps, o Google Maps também conta com um sistema de cache. Ele é fundamental para armazenar informações sobre mapas e localidades, e que poderão ser utilizadas de maneira offline.

O Google Maps também conta com sistema de cacheO Google Maps também conta com sistema de cacheFonte:  GettyImages 

Muitas vezes o Google Maps para de funcionar por falta de espaço de armazenamento em seu celular. Sendo assim, limpar o cache do próprio app é uma solução nesses casos.

4. Atualização do Google Maps

Outro fator que contribui para problemas recorrentes no Google Maps é a falta de atualização do aplicativo. Com isso, ele fica impossibilitado de receber melhorias, ou até mesmo correções de eventuais bugs, em novas versões disponibilizadas pela empresa que desenvolve o app.

Mantenha o Google Maps atualizado para evitar problemas no appMantenha o Google Maps atualizado para evitar problemas no appFonte:  GettyImages 

Isso pode acontecer ao desativar o update automático dos softwares do seu sistema operacional. Sendo assim, para corrigir o problema é só ativar a opção novamente, ou fazer a atualização manual do Google Maps em seu smartphone.

Pronto, agora que você já sabe os principais motivos para o Google Maps parar de funcionar, e suas respectivas soluções, não precisa mais ficar desesperado quando o app apresentar algum problema.

E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.