Bill Gates fala com otimismo sobre IA e futuro do trabalho

2 min de leitura
Imagem de: Bill Gates fala com otimismo sobre IA e futuro do trabalho
Imagem: GettyImages

O empresário Bill Gates, cofundador da Microsoft, voltou a falar com otimismo sobre o futuro da inteligência artificial (IA). Ele comentou o assunto durante uma entrevista para a CNN nesta terça-feira (16).

De acordo com ele, as tecnologias de IA serão especialmente transformadoras nos próximos cinco anos. E, apesar do medo de parte da população, o bilionário crê em uma visão que trata esses avanços como oportunidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Já aposentado da empresa, Gates hoje é mais conhecido pelo trabalho em filantropia.Já aposentado da empresa, Gates hoje é mais conhecido pelo trabalho em filantropia.Fonte:  GettyImages 

Na conversa, Gates comparou os debates sobre substituição ou fim de empregos com a situação de décadas atrás, quando a modernização do trabalho agrícola inicialmente preocupou muita gente. Na verdade, segundo ele, os avanços só aumentaram as oportunidades e otimizaram o trabalho no campo.

"Assim como aconteceu com a produtividade rural na década de 1900, as pessoas estavam tipo 'Ei, o que as pessoas vão fazer?'. Na verdade, muitas coisas novas, uma série de novas categorias de trabalho foram criadas e estamos bem melhores do que quando todo mundo tinha que fazer atividades agrícolas", explica.

Otimismo com IAs mais acessíveis

O empresário comentou com animação também o GPT-4, atual modelo de linguagem da OpenAI. A Microsoft, empresa da qual ele é um dos maiores acionistas, é a maior investidora e parceira da dona do ChatGPT.

ChatGPT.ChatGPT.Fonte:  GettyImages 

Segundo ele, as melhorias na plataforma foram "dramáticas" e a incorporação do chatbot de IA em áreas como educação e saúde será "fantástica".

Na conversa, o grande avanço citado é a capacidade de "essencialmente ler e escrever" e adaptar isso para vários campos. "É quase como ter um trabalhador para ser um tutor, dar conselhos de saúde, ajudar a escrever código ou com chamados técnicos de suporte", argumenta.

Gates citou ainda que um dos pontos mais benéficos do atual ciclo de avançou da IA é o fato de ela não exigir hardwares novos ou muito poderosos, ao menos do lado do consumidor. Segundo ele, as tarefas básicas podem ser feitas "com o telefone ou o PC conectados na internet que você já tem".

Em entrevistas anteriores, o cofundador da Microsoft sugeriu até que a IA pode ajudar a humanidade a ter semana com 3 dias de trabalho. Por outro lado, as opiniões dele sobre o tema não agradam outro bilionário do setor de tecnologia: Elon Musk já afirmou que Gates tem conhecimento "limitado" no assunto, com base em reuniões que teve com o colega.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.