Efeito ChatGPT: Microsoft faz investimento bilionário na OpenAI

1 min de leitura
Imagem de: Efeito ChatGPT: Microsoft faz investimento bilionário na OpenAI
Imagem: Tim Heitman/Getty Images

A Microsoft anunciou hoje (23) uma extensão da parceria com a OpenAI, que garantirá investimentos multibilionários para acelerar o avanço de IA. A meta é melhorar serviços de supercomputação, experiências baseadas em IA e do provedor de nuvem Azure.

Em comunicado, a gigante da tecnologia informou que pretende compartilhar todos os avanços dessa parceria com o mundo. Esta será a terceira rodada de investimentos, já que a marca já havia injetado dinheiro em 2019 e 2021.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na primeira quinzena deste ano, o site Semafor já havia divulgado que a Microsoft pretendia colocar uma quantia de US$ 10 bilhões (cerca de R$ 51 bilhões na cotação atual) na OpenAI e no ChatGPT, uma das plataformas de inteligência artificial mais populares da atualidade.

ChatGPT

Oficialmente, a dona do sistema operacional mais popular do mundo, que não confirmou os valores envolvidos no novo negócio, explicou que a nova rodada servirá para escalar a supercomputação. Neste sentido, a ideia é desenvolver e implementar sistemas especializados para acelerar a pesquisa de IA independente da OpenAI e continuar desenvolvendo a infraestrutura principal de IA da Azure.

A nova grana servirá ainda para que modelos da OpenAI sejam implementados nos produtos da Microsoft para consumidores e empresas. Isso inclui o Azure OpenAI Service da Microsoft, que capacita os desenvolvedores a criar aplicativos de IA de ponta.

O terceiro pilar dos novos investimentos é fazer com a Azure, provedor de nuvem exclusivo da OpenAI, alimente todas as cargas de trabalho da OpenAI em pesquisas, produtos e serviços de API.

Importância da extensão do acordo

Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft, defendeu que esta nova fase de parceria fornecerá aos desenvolvedores e empresas de todos os setores a “melhor infraestrutura, modelos e cadeia de ferramentas de IA com a Azure para criar e executar aplicativos”.

“Formamos nossa parceria com a OpenAI em torno de uma ambição compartilhada de promover com responsabilidade a pesquisa de ponta em IA e democratizar a IA como uma nova plataforma de tecnologia”, acrescentou Nadella.

“A Microsoft compartilha nossos valores e estamos empolgados em continuar nossa pesquisa independente e trabalhar para criar IA avançada que beneficie a todos”, pontuou Sam Altman, CEO da OpenAI.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.