Navegação anônima do Chrome não impede a coleta de dados, admite Google

1 min de leitura
Imagem de: Navegação anônima do Chrome não impede a coleta de dados, admite Google
Imagem: GettyImages

Após ser alvo de uma ação coletiva bilionária, o Google declarou que a janela anônima do Chrome não impede a coleta de dados do usuário. A informação foi incluída na descrição do modo anônimo do Chrome Canary recentemente.

O processo aconteceu em 2020, quando o Google foi alvo de uma ação coletiva de US$ 5 bilhões por coletar dados de usuários por meio da navegação anônima. A empresa alega que mencionava que o modo não impedia o rastreamento, mas a descrição da ferramenta não estava tão clara.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O novo texto de descrição da navegação anônima deixa claro que o modo não impede a coleta de dados, nem mesmo pelo Google.O novo texto de descrição da navegação anônima deixa claro que o modo não impede a coleta de dados, nem mesmo pelo Google.Fonte:  Igor Almenara/TecMundo 

Agora, solucionando esse problema, o Google alterou o texto de descrição da janela anônima no Chrome — primeiro, na versão de testes. "Outras pessoas que usam este dispositivo não verão sua atividade, então você pode navegar com mais privacidade. Isso não mudará a forma como os dados são coletados pelos sites que você visita e pelos serviços que eles usam, incluindo o Google", descreve o Chrome.

Embora sutil, a mudança na descrição da ferramenta é substancial para evitar erros de interpretação. Com o novo texto, o usuário está ciente de que o modo não impede o rastreamento e a coleta de dados, nem mesmo do Google.

Atualização para todos os dispositivos

Segundo o site MSPowerUser, a alteração no texto apareceu no Chrome Canary de todas as plataformas (Android e Windows, por exemplo).

Por enquanto, porém, não há previsão para a implementação da revisão na versão estável do Chrome. Contudo, por se tratar de uma mudança superficial, é provável que não demore para ser liberada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.