Google e Chile anunciam construção de cabo submarino que ligará América do Sul, Ásia e Oceania

1 min de leitura
Imagem de: Google e Chile anunciam construção de cabo submarino que ligará América do Sul, Ásia e Oceania
Imagem: GettyImages

Na última quarta-feira (11), o governo chileno assinou parceria com o Google para a construção do primeiro cabo submarino de fibra ótica que irá interligar América do Sul, Ásia e Oceania.

Batizado de "Projeto Humboldt", o cabo de 14.800 quilômetros de extensão, com uma capacidade impressionante de 144 terabytes por segundo, ligará Valparaíso, no Chile, a Sydney, na Austrália, passando também pela Ásia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com um investimento inicial de US$ 55 milhões (aproximadamente R$ 268 milhões). A construção será iniciada em 2025, com conclusão projetada para um ano subsequente e uma expectativa de operação estendida por 25 anos.

O objetivo é que a transmissão de dados da Ásia e a Oceania seja otimizada, caracterizada por uma redução notável na latência e maior autonomia, permitindo um ambiente propício ao desenvolvimento de ferramentas de alta tecnologia.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, destacou que esse projeto "consolida a posição do Chile como centro de atividade digital na América do Sul, abrindo portas para novas indústrias, empregos e melhores condições de trabalho e vida para milhares de pessoas".

Gabriel Boric, presidente do Chile, no evento Asia-Pacific Economic Cooperation (APEC) CEO Summit, em novembro de 2023Gabriel Boric, presidente do Chile, no evento Asia-Pacific Economic Cooperation (APEC) CEO Summit, em novembro de 2023Fonte:  Reuters/Reprodução 

Karan Bhatia, vice-presidente Global de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas do Google, ressaltou a importância do cabo como uma "conexão física com a Ásia e uma rota comercial do século XXI".

Os Estados Unidos, por meio de seu Departamento de Estado, expressaram seu reconhecimento à iniciativa. Eles destacaram que ela impulsionará "a integração econômica global da América do Sul e das nações insulares do Pacífico por meio do avanço na conectividade digital".

Batizado em homenagem ao renomado geógrafo e astrônomo alemão Alexander von Humboldt (1769-1859), o projeto também presta homenagem à Corrente de Humboldt, que serpenteia ao longo das costas chilena e peruana.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.