Android na CES 2024: veja as principais novidades do sistema operacional

2 min de leitura
Imagem de: Android na CES 2024: veja as principais novidades do sistema operacional
Imagem: Alex Wong/Getty Images

Como não poderia deixar de ser, o Google participou da CES 2024 e apresentou várias soluções novas. E o destaque ficou por conta do Android, o principal sistema operacional do mundo.

Nesta terça-feira (09), a gigante de Mountain View realizou uma apresentação dizendo que o software tem o objetivo de facilitar a conexão entre vários dispositivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

E as atualizações do SO mobile não estarão disponíveis apenas para smartphones, mas também para notebooks, acessórios bluetooth, TV, casa inteligente, carros e mais.

GoogleO Google revelou novas funcionalidades para o Android (Imagem: SpVVK/Getty Images)

Confira, a seguir, as principais novidades do sistema operacional para Android anunciadas pelo Google na CES 2024.

Quick Share e Nearby Share unidos

Em 2020, o Google lançou o Nearby Share, uma ferramenta que transfere arquivos entre dispositivos. Apesar de ter disponibilizado uma versão final para PC no ano passado, o Google praticamente “matou” a funcionalidade.

A partir de fevereiro, o Nearby Share dará lugar ao Quick Share, que é uma ferramenta para celulares Samsung. Google e a sul-coreana fizeram uma parceria para reunir os dois serviços em um só.

A ferramenta funcionará de forma parecida com o Nearby Share, possibilitando transferir arquivos para dispositivos próximos. Em breve, a novidade deverá chegar para computadores também.

Quick ShareO Quick Share será disponibilizado para celulares de várias marcas, não só da Samsung (Imagem: Divulgação/Google)

Fast Pair nos televisores

O Fast Pair, serviço que permite o pareamento rápido de dispositivos Bluetooth, está chegando para o Chromecast com Google TV no próximo mês. Ainda em 2024, o sistema chegará para mais dispositivos Google TV.

A promessa é que o Fast Pair possibilita conectar facilmente fones de ouvido ou speakers ao acessar o modo de emparelhamento dos televisores.

TikTok na TV

Ainda no quesito TV, o Google anunciou na CES 2024 que a partir de hoje os usuários podem transmitir o TikTok, a partir do celular, para dispositivos com Chromecast. Em breve, será possível ver até lives da rede social nos televisores.

TikTokAgora está mais fácil ver o TikTok em telas horizontais (Imagem: Divulgação/Google)

Padrão Matter em mais dispositivos

De acordo com o Google, para aumentar a conectividade de uma casa inteligente, em breve as televisões da LG, dispositivos Google TV e outros com Android TV funcionarão como um hub para o Google Home.

Ou seja, será possível controlar eletrônicos como lâmpadas inteligentes através do Nest Hub, Nest Mini ou televisores compatíveis com o novo padrão Matter (a partir do app Google Home).

Conexão do Android Auto com carros elétricos

O aplicativo para automóveis Android Auto permitirá que veículos elétricos compatíveis compartilhem informações em tempo real com o Google Maps. Quando houver conexão, os motoristas poderão ver pelo app detalhes como nível da bateria, sugestões de paradas para recarga e mais.

Quem utiliza o software do Google Auto também poderá a partir de hoje enviar informações sobre viagens do telefone para o Google Maps no sistema do carro.

A gigante da tecnologia ainda aprimorou apps do Google Play nos carros. Agora é possível acessar uma versão melhorada do Chrome e assistir vídeos em apps como Crunchyroll diretamente da tela automotiva.

GoogleO Android Auto ganhou funcionalidades que facilitam a vida dos motoristas (Imagem: Divulgação/Google)

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.