Bloco de Notas do Windows 11 irá ganhar assistente de escrita com IA

1 min de leitura
Imagem de: Bloco de Notas do Windows 11 irá ganhar assistente de escrita com IA
Imagem: GettyImages

A Microsoft planeja implementar inteligência artificial (IA) até no Bloco de Notas. Um informante descobriu uma nova função em desenvolvimento para o clássico programa que servirá como um ajudante de escrita.

Segundo o print compartilhado pelo informante @PhantomOcean3 no X, antigo Twitter, a ferramenta se chamaria "Cowriter". Conforme sugerem os nomes das funções do menu, o assistente teria uma série de funcionalidades embutidas, como sintetização e extensão de conteúdo, reescrita, mudança de tom e mudança de formato.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Cowriter poderia ajudar a elaborar anotações, refinar textos, ajudar na revisão de conteúdo, avaliar o tom do texto para deixá-lo mais formal e alterar o formato com mais facilidade, poupando o usuário do trabalho manual. Vale destacar que a função continua em desenvolvimento.

Atualmente, o foco da Microsoft é colocar funções de IA generativa em todo o Windows, incluindo os programas nativos. Outra descoberta recente é de que funções com IA também estão a caminho do Explorador de Arquivos.

A integração de ferramentas de modelos generativos no Bloco de Notas, portanto, não é uma surpresa. Há quase um ano, o clássico programa recebeu uma profunda repaginada e continua recebendo atualizações, então está no radar da Microsoft.

Sem previsão de lançamento

Assim como a novidade do Explorador de Arquivos, não há previsão para o lançamento do Cowriter no Bloco de Notas. É possível que a empresa guarde o recurso para o lançamento da próxima grande atualização do SO, conhecida atualmente como Hudson Valley.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.