Windows 11 ganha novo Bloco de Notas, PC na nuvem e 10 novas funções

4 min de leitura
Imagem de: Windows 11 ganha novo Bloco de Notas, PC na nuvem e 10 novas funções
Imagem: Reprodução

O Windows 11 ganhou nesta terça-feira (28) uma grande atualização que inclui, pelo menos, 12 novos recursos. Além de novidades relacionadas à Inteligência Artificial (IA), ferramentas que já vinham sendo testadas por Insiders agora começam a chegar para o público geral.

Entre as novidades, a Microsoft traz o novo Phone Link for iOS, melhorias no Microsoft 365, Bloco de Notas e em uma série de outras ferramentas do sistema. A atualização passará a ser distribuída a partir de hoje para os usuários, embora todas as novidades possam chegar na atualização de março.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Novo Bloco de Notas

Uma novidade que já era aguardada pelos usuários do Windows 11 começa a ser distribuída. Agora, o Bloco de Novas conta oficialmente com abas, assim como acontece em navegadores.

Bloco de Notas Windows 11O novo Bloco de Notas com abas agora chega ao Windows 11.

Dessa forma, os usuários poderão abrir e concentrar diferentes arquivos de texto em uma única janela do Bloco de Notas, facilitando a navegação entre eles. Para adicionar uma nova aba, basta tocar no botão "+" e começar a escrever, por exemplo.

2. Acesse o seu iPhone rapidamente

Chegando em fase de prévia, o novo Phone Link para iOS permitirá que usuários do iPhone visualizem e respondam mensagens de texto ou atendam ligações diretamente do Windows 11. A ideia é integrar ainda mais o smartphone da Apple ao sistema. Em outubro, a empresa disponibilizou um acesso facilitado à biblioteca de fotos do iCloud direto do Explorador de Arquivos.

Já no Android, o aplicativo também ganhou melhorias. Agora, usuários de celulares da Samsung poderão criar rapidamente um ponto de acesso à internet clicando na lista de redes Wi-Fi pelo computador. Outra função permite abrir rapidamente páginas de internet do celular no Windows, trazendo mais liberdade para a continuidade na navegação.

3. Windows 11 com Bing

O Windows 11 também ganhou melhorias de Inteligência Artificial (IA). Agora, o Bing com ChatGPT estará disponível em uma caixa de busca direto da barra de tarefas. Basta clicar, digitar uma pesquisa e interagir com as respostas contextuais do novo buscador.

Bing Windows 11O novo Bing com ChatGPT passa a integrar o Windows 11.

4. Olhando sempre para a câmera

Outra ferramenta baseada em IA chega ao Windows 11 através do Studio Effects, lançado no ano passado. Assim como a ferramenta da Nvidia, o sistema adiciona agora uma função de "contato visual". Ela faz com que o usuário esteja sempre "olhando para a câmera", ainda que ele esteja olhando para o outro lado.

Windows 11 Studio EffectsAplicativo Studio Effects do Windows 11 ganha novos recursos em atualização.

O software ganha ainda novas funções para borrar o fundo em chamadas de vídeo, melhorias para a reprodução de quadros por segundo e passa a priorizar a voz do usuário em relação aos outros ruídos ambientes.

5. Acessar Cloud PC no novo app do Microsoft 365

Os usuários do Windows 11 também poderão acessar um PC na Nuvem diretamente do aplicativo Microsoft 365. Direto do PC, basta abrir o novo app, incluir suas credenciais e conferir a lista de computadores na nuvem que podem ser acessados. A ferramenta pode facilitar a vida, por exemplo, de gerentes e administradores de TI.

6. Grave a tela mais facilmente

Na atualização de hoje, a Microsoft também traz para a Ferramenta de Captura um novo atalho prático para que os usuários possam gravar a tela do computador. A ferramenta pode ser útil para professores, criadores de conteúdo, estudantes e mais. Para acessar a ferramenta rapidamente, basta usar o atalho Windows + Shift + S.

Snipping Tool WindowsFerramenta de captura do Windows 11 agora traz atalho rápido para gravar tela do PC.

7. Novos widgets

Novos Widgets para o Windows 11 também chegam com a atualização de hoje. Entre eles, estão disponíveis atalhos para o Phone Link, Xbox Game Pass, Spotify e serviços da Meta — dona do Facebook, WhatsApp e Instagram.

8. Melhoria no preview de vídeo para o Microsoft Teams

Uma mudança pequena, mas bem-vinda, adiciona melhorias à prévia de vídeo do aplicativo Microsoft Teams na barra de tarefas. Assim, ao passar o mouse por cima do ícone, o usuário verá uma prévia tanto da imagem quanto do chat, além de acessar configurações rápidas como para digitar uma nova mensagem sem abrir a janela, por exemplo.

9. Mais suporte à telas em braille

O Windows 11 agora conta com melhorias na função de leitura de tela e passa a suportar mais modelos de telas em braille. Com isso, o sistema também melhora a troca entre usar a função de narração e o uso de telas do tipo, facilitando a interação com acessórios extras.

10. Novo app de Assistência Rápida

O aplicativo Assistência Rápida (Quick Assist) foi outro que passou por melhorias. Agora, é possível alternar entre o compartilhamento de tela e retomar o controle rapidamente durante, por exemplo, uma sessão de suporte. A função é útil, entre outros, quando o usuário precisa de assistência com o computador.

A empresa também anunciou um novo "laser pointer" para que seja possível destacar um ícone, menu "ou qualquer coisa na tela" que possa ajudar nessas situações.

Outras duas mudanças relativamente menores também chegaram para o Windows 11. São elas:

11. Telas de toque: a barra de tarefas pode aparecer ou desaparecer, dependendo do uso, ao alternar entre o modo PC e tablet;

12. Energia: o app Configurações traz mais opções de gerenciamento de energia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.