Os 10 melhores recursos do Android em 2023

3 min de leitura
Imagem de: Os 10 melhores recursos do Android em 2023
Imagem: Getty Images/Reprodução

2023 foi um ano cheio de novidades para os usuários do Android. Entre elas, a chegada de recursos otimizando o funcionamento do sistema operacional e de ferramentas relacionadas à inteligência artificial (IA). Os últimos meses também marcaram a estreia do Android 14, versão mais recente do software.

Ao estilo das retrospectivas tradicionalmente divulgadas nesta época do ano por plataformas como Spotify e YouTube, relembramos agora as 10 melhores novidades lançadas pelo Android em 2023.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Tela de bloqueio personalizável

Deixe o celular com a sua cara.Deixe o celular com a sua cara.Fonte:  Google/Divulgação 

A customização da tela de bloqueio oferecida nativamente certamente foi uma das principais atualizações do Android em 2023. Ela permite modificar cores, fontes, estilo do relógio e outros detalhes.

O recurso está disponível em celulares de todas as marcas, desde que estejam rodando o Android 14. Anteriormente, a personalização era oferecida apenas em modelos específicos, dependendo da fabricante.

2. Alerta sobre rastreadores

Reforçando a segurança de quem tem um celular Android, o sistema do Google passou a alertar o usuário sobre a presença de dispositivos de rastreamento desconhecidos, como as AirTags da Apple. O objetivo é evitar que as pessoas sejam monitoradas sem consentimento.

3. Mensagens de áudio com emojis

As mensagens de áudio acompanhadas de emojis permitem ao usuário se expressar melhor.As mensagens de áudio acompanhadas de emojis permitem ao usuário se expressar melhor.Fonte:  Google/Divulgação 

A comunicação com amigos e familiares pelo Google Mensagens ficou ainda melhor com a adição de novas funções. Uma delas é o envio de mensagens de voz acompanhadas de emojis, mostrando aos amigos o quanto você está realmente animado, surpreso ou confuso em relação ao tema do áudio.

4. Anotações em PDF no Drive

As anotações podem ser feitas com o dedo ou caneta digital.As anotações podem ser feitas com o dedo ou caneta digital.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Fazer anotações à mão livre em PDFs no aplicativo do Google Drive foi outra grande melhoria lançada pelo Android em 2023. Com a ferramenta, é possível escrever, desenhar, destacar trechos e mais usando o dedo ou uma caneta digital, sem precisar de programas externos.

5. Bard no Google Assistente

O Google Bard é um dos rivais do ChatGPT.O Google Bard é um dos rivais do ChatGPT.Fonte:  Unsplash 

O assistente virtual do Google começou a receber recursos do Bard, o chatbot com IA generativa da companhia, ficando ainda mais inteligente. Com a integração, a tecnologia se torna capaz de pesquisar mensagens sobre um determinado assunto, identificar os e-mails mais importantes e muito mais ao receber os comandos de voz.

6. Magic Editor

Faça edições "mágicas" com o auxílio da IA no Fotos.Faça edições "mágicas" com o auxílio da IA no Fotos.Fonte:  Google/Divulgação 

Corrigir imperfeições em fotos ficou mais fácil desde o lançamento do Magic Editor. O editor de imagens com IA generativa do Google acerta o enquadramento, exclui objetos indesejados, altera elementos específicos, além de oferecer outras ferramentas no Google Fotos. Infelizmente, o recurso é restrito aos celulares Pixel, por enquanto.

7. Novos recursos de acessibilidade

O talkback agora usa IA para descrever imagens.O talkback agora usa IA para descrever imagens.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O Android tem investido em muitas melhorias de acessibilidade nas últimas atualizações. Entre os destaques, vale citar a adição de novos idiomas no gerador de legendas em áudios e ligações e o uso da IA para a descrição de imagens, auxiliando pessoas de baixa visão.

8. Pagamentos com QR Code na carteira do Google

A função democratiza o acesso aos pagamentos digitais, segundo o Google.A função democratiza o acesso aos pagamentos digitais, segundo o Google.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Esta novidade possibilita pagar compras com o celular na maquininha mesmo se o aparelho não contar com NFC, a tecnologia dos pagamentos por aproximação. O recurso funciona nas operações no crédito e no débito usando o Google Pay e está disponível para os cartões Mastercard, Visa e Elo, em maquininhas da Rede, Getnet e Cielo.

9. Gemini Nano

O Gemini Nano pode transcrever gravações de áudio no Pixel 8 Pro.O Gemini Nano pode transcrever gravações de áudio no Pixel 8 Pro.Fonte:  Google/Divulgação 

Apresentado como a “IA mais poderosa do Google”, o Gemini também chegou ao Android. Inicialmente exclusiva do Pixel 8 Pro, a tecnologia oferece respostas inteligentes em apps de mensagens, realiza transcrições de arquivos de áudio, faz ajustes em vídeos e automatiza outras tarefas.

A versão destinada aos celulares é conhecida como Gemini Nano, a mais básica da nova linguagem.

10. Android 14

O Android 14 chegou com muitas novidades.O Android 14 chegou com muitas novidades.Fonte:  Google/Divulgação 

Para finalizar, não podemos deixar de citar o lançamento da nova versão do Android, que trouxe melhor gerenciamento da bateria, ajustes para aumentar a privacidade do usuário, papéis de parede com IA, notificações em flash e Ultra HDR para fotos, entre outros aprimoramentos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.