Google lança áudios com emojis, detecção de presença e mais novidades para o Android; confira

2 min de leitura
Imagem de: Google lança áudios com emojis, detecção de presença e mais novidades para o Android; confira
Imagem: GettyImages

O Google anunciou 11 novidades para o ecossistema Android. Os recursos devem ser distribuídos gradativamente nos apps e plataformas da companhia.

São incrementos em vários segmentos, incluindo novas combinações de emojis para o Gboard, mais expressividade para mensagens no Google Mensagens e atalhos para Google Home no Wear OS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Google anunciou 11 novidades para o AndroidO Google anunciou 11 novidades para o AndroidFonte:  Unsplash 

1. Novas combinações de stickers

O Emoji Kitchen ganhou ainda mais combinações de stickers no Android. O misturador de emojis do Gboard agora dá espaço ainda maior para expressividade em mensageiros e redes sociais.

O Emoji Kitchen ganhou novas combinações no Gboard.O Emoji Kitchen ganhou novas combinações no Gboard.Fonte:  Google 

2. Áudios com emojis

No Google Mensagens, agora mensagens de áudio podem ser acompanhadas por emojis. A função permite agregar mais dinamismo ao conteúdo, além de tornar o papo mais divertido.

As mensagens de áudio do Google Mensagens agora podem ser acompanhadas por emojis.As mensagens de áudio do Google Mensagens agora podem ser acompanhadas por emojis.Fonte:  Google 

3. Novos efeitos para reações

As reações do Google Mensagens também foram incrementadas. Agora, sempre todas as reações enviadas pelo mensageiro será acompanhada por uma animação.

4. Novos canais grátis no Google TV

Foram adicionados 10 novos canais ao catálogo do Google TV. A novidade permite explorar mais opções de programação, mas sem precisar gastar nada por isso.

5. Controle de iluminação no Wear OS

Os smartwatches com Wear OS agora podem controlar a iluminação da sua casa através do Google Home. A integração permite ajustar intensidade da iluminação, cores e grupos de luzes inteiros.

Agora você pode controlar as luzes da casa pelo smartwatch.Agora você pode controlar as luzes da casa pelo smartwatch.Fonte:  Google 

6. Detecção de presença

Ainda no Wear OS, agora os relógios inteligentes podem servir para registrar sua presença no ambiente. A ferramenta permite sinalizar em que ambiente você está e fazer com que a casa reaja de acordo.

7. Iniciando rotinas pelo Wear OS

Outra novidade do sistema para smartwatches é a capacidade de iniciar rotinas pelo relógio. Agora, você pode sinalizar ao Google Assistente quando um conjunto de atividades deve acontecer.

8. Autenticação mais segura

O Android agora permite configurar PIN ou uma chave de segurança FIDO2 para sites ou aplicativos que exigem verificação do usuário.

Você pode configurar chaves mais seguras para verificação de identidade em sites e aplicativos.Você pode configurar chaves mais seguras para verificação de identidade em sites e aplicativos.Fonte:  Google 

9. Novo atalho para o Google Assistente

Foi adicionado um novo atalho para o At a Glance, recurso do Google Assistente. O complemento exibe informações importantes, como previsão do tempo e lembretes de eventos.

10. Descrição de imagens com IA

O TalkBack do Android agora aproveita a inteligência artificial (IA) para descrever o conteúdo de uma imagem e ler em voz alta. O recurso de acessibilidade ajuda usuários com baixa visão a compreender mídias em redes sociais ou mensageiros.

11. Live Captions em mais idiomas

O Google Live Caption suporta mais idiomas. A ferramenta permite conferir o conteúdo de áudios e ligações convertidos em texto.

Distribuição gradativa

O Google não deixa claro quando cada uma das novidades mencionadas serão liberadas para o público geral, porém algumas delas dependem de atualizações em aplicativos específicos (Gboard e Google Home, por exemplo). Sendo assim, fique atento aos updates liberados para eles na Play Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.