Imagine: Meta lança novo gerador de ilustrações por inteligência artificial

2 min de leitura
Imagem de: Imagine: Meta lança novo gerador de ilustrações por inteligência artificial
Imagem: Imagine

A Meta, dona das plataformas Instagram, Facebook e WhatsApp, apresentou nesta quarta-feira (6) novos recursos de inteligência artificial (IA). A principal novidade é o Imagine, um gerador de imagens por comandos de texto.

O funcionamento do serviço é similar a outras plataformas parecidas, como DALL-E (que é incorporado tanto ao ChatGPT quando no Copilot da Microsoft), Midjourney e Stable Diffusion. Basta descrever uma cena em texto e aguardar alguns segundos para que a IA entregue o resultado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Anteriormente, já era possível criar imagens usando o modelo de linguagem da companhia a partir do chatbot Meta AI. Agora, entretanto, o recurso foi separado em uma página própria. O Imagine funciona a partir do modelo de linguagem visual da própria Meta, chamado de Emu.

A interface do criador de ilustrações no computador.A interface do criador de ilustrações no computador.Fonte:  Meta 

Por enquanto, o Imagine está disponível apenas de forma experimental para usuários dos Estados Unidos. Os testes devem ser expandidos em breve para outras regiões, mas a Meta não informou uma janela de lançamento para o recurso.

Além disso, ela confirmou que em breve irá adicionar também uma marca d'água invisível aos arquivos, para informar que eles foram feitos artificialmente.

Mais novidades da Meta para IA

Além do Imagine virar um serviço separado, a Meta confirmou novos recursos de IA em desenvolvimento ou com lançamento gradual em algumas regiões. Segundo a companhia, ela está testando "mais de 20 formas" para que IAs generativas integrem em breve os aplicativos da empresa.

As funções envolvem melhoria de mecanismos de busca, algoritmos de recomendação, gerenciamento de empresas e troca de mensagens.

Uma das novidades já implementadas é a modificação de imagens por amigos em chats. Outras pessoas podem pedir para a Meta AI trocar cores ou objetos de uma ilustração que você pediu para a IA fazer na conversa.

A modificação de imagens em tempo real nos chats em grupo.A modificação de imagens em tempo real nos chats em grupo.Fonte:  Meta 

A plataforma agora pode também indicar conteúdos sobre um determinado tema, como postagens populares no Reels do Instagram sobre um lugar para o qual você pretende viajar.

No Facebook, uma das adições é a possibilidade de criar recados de aniversário personalizados com mensagens prontas acompanhadas de figurinhas temáticas. De acordo com a Meta, em 2023 ela só "arranhou a superfície do que a IA pode fazer" e ainda mais novidades serão anunciadas no próximo ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.