Pesquisadores encontram falhas na autenticação por digital do Windows Hello

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores encontram falhas na autenticação por digital do Windows Hello
Imagem: GettyImages

A autenticação por biometria do Windows Hello foi violada por pesquisadores. Nesta terça-feira (21), o grupo Blackwing Intelligence divulgou que conseguiu ultrapassar o mecanismo de segurança em computadores das marcas Dell, Lenovo e Microsoft.

A pesquisa do grupo foi um pedido do time de Pesquisa Ofensiva e Engenharia de Segurança da Microsoft (MORSE) feito em outubro deste ano. "Nossa pesquisa revelou diversas vulnerabilidades que nossa equipe explorou com sucesso, permitindo-nos ignorar completamente a autenticação do Windows Hello em todos os três laptops", explica o Blackwing Intelligence.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Foram encontradas brechas nos sensores e no software da autenticação por biometria do Windows Hello.Foram encontradas brechas nos sensores e no software da autenticação por biometria do Windows Hello.Fonte:  GettyImages 

Os sensores testados foram das marcas Goodix, Synaptics e ELAN, que equipam os três computadores mais vendidos para companhias: Dell Inspiron 15, Lenovo ThinkPad T14 e Microsoft Surface Pro Type Cover with Fingerprint ID. Todos eles tiveram o mecanismo de segurança violado pelos pesquisadores.

Segundo a Blackwing Intelligence, a descoberta das brechas aconteceu por meio de engenharia reversa no software e no hardware do dispositivo, em que foram descobertas falhas na implementação criptográfica em um TLS personalizado no componente da Synaptics.

A natureza das brechas está na ausência da implementação do mecanismo Secure Device Connection Protocol (SDCP) da Microsoft. Sendo assim, depende das fabricantes a decisão de implementar o recurso.

Windows Hello é um método popular

A descoberta da falha é uma péssima notícia para usuários de computadores com Windows Hello habilitado com biometria. Há três anos, a Microsoft revelou que cerca de 85% dos usuários adotava o método de autenticação —sendo entrada por PIN também uma das opções da ferramenta.

Essa não é a primeira falha descoberta no Windows Hello, porém. Em 2021, a companhia precisou corrigir uma brecha no sistema (também na autenticação por biometria) para evitar acessos indevidos no Windows 10.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.