Windows 10 segue sendo mais popular que o Windows 11, aponta relatório

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10 segue sendo mais popular que o Windows 11, aponta relatório
Imagem: Unsplash

O Windows 10 continua sendo a versão mais popular entre os usuários do sistema operacional da Microsoft, estando instalada em mais de 70% dos computadores globalmente. Segundo dados mais recentes da plataforma StatCounter, a antiga geração supera o número de instalações do Windows 11.

Conforme o relatório fechado em setembro, com a quantidade de instalações referentes aos últimos 12 meses, o Windows 10 está presente em 71,64% dos PCs com software da Microsoft. Na segunda posição aparece o Windows 11, sendo usado em 23,61% das máquinas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A participação do Windows 11 tem crescido nos últimos meses, mas ainda está longe do Windows 10.A participação do Windows 11 tem crescido nos últimos meses, mas ainda está longe do Windows 10.Fonte:  StatCounter/Reprodução 

A análise contempla as demais versões do sistema operacional da Microsoft, com o Windows 7 fechando o pódio, com 3,34% de presença. Windows 8.1 com 0,61% de participação, Windows 8 com 0,35% e o Windows XP com 0,34% fecham a lista.

O levantamento também mostra a participação de cada versão em diferentes regiões e países. No Brasil, o Windows 10 detém 69,08% do mercado, enquanto o Windows 11 surge com 21,35% e o Windows 7 tem 7,01%, seguido pelo Windows XP com 0,9%, curiosamente à frente do Windows 8/8.1.

Melhorias do Windows 11 em busca de novos usuários

Além de perder o título de versão do Windows mais popular da atualidade, o Windows 11 apresenta taxa de adoção inferior à da geração passada. Ao completar dois anos, o Windows 10 estava em 32,84% dos PCs em todo o mundo, 10% a mais do que apresenta a versão mais nova, no momento.

Um dos motivos para a baixa adesão pode estar nos requisitos mínimos exigidos para a sua instalação, como a presença de um módulo TPM compatível. Na época da estreia, o software também recebeu críticas pelas mudanças na barra de tarefas e no menu Iniciar.

Por outro lado, a Microsoft tem investido em novas funcionalidades para atrair mais usuários para o Windows 11. Uma das estreias mais recentes é o Copilot, assistente virtual criado em parceria com a OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT.

Com a promessa de transformar a experiência do utilizador, a ferramenta leva a inteligência artificial para diversos serviços e programas do sistema operacional. A nova IA pode ativar recursos, criar resumos de textos, gerar e editar imagens, analisar arquivos e muito mais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.