Quer indicações de livros para ler? 7 IAs que podem te ajudar

4 min de leitura
Imagem de: Quer indicações de livros para ler? 7 IAs que podem te ajudar
Imagem: Getty Images

A inteligência artificial vem sendo usada de diversas formas, seja em algumas tarefas de trabalho ou para ajudar em situações que envolvem lazer. No segundo grupo, um tipo de uso que vem ganhando cada vez mais popularidade é o de recomendação de livros.

Se você está procurando algumas indicações de obras para curtir no tempo livre, veja na sequência alguns sites que são capazes de oferecer boas dicas de livros para se aventurar no tempo livre com o auxílio da IA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Librarian AI

Librarian AI funciona com base em informações de livros que você já leu.Librarian AI funciona com base em informações de livros que você já leu.Fonte:  Librarian AI/Reprodução 

A primeira indicação que damos para aqueles que querem ajuda da inteligência artificial para montar uma lista de livros para ler é o Librarian AI.

O Librarian AI possui uma interface simples e fácil de usar. Na barra de busca, basta digitar o nome de até três livros que estão na sua lista de favoritos e clicar em Get recommendations para receber uma lista de obras parecidas com as indicadas.

Na lista que vai surgir, há a possibilidade de clicar em uma obra e ser direcionado para o site da Amazon, onde você pode adquirir o livro indicado pela inteligência artificial. Futuramente, o Librarian AI vai ganhar uma versão paga, permitindo personalizar a lista de livros e também usar opções mais avançadas.

2. WhatToReadAfter

WhatToReadAfter é mais uma opção para quem quer usar IA para ter recomendações de livros.WhatToReadAfter é mais uma opção para quem quer usar IA para ter recomendações de livros.Fonte:  WhatToReadAfter/Reprodução 

O WhatToReadAfter é um site que trabalha sugerindo livros em cima da última obra que você consumiu. Com base nessa informação, o site é capaz de recomendar até seis livros similares.

Caso queira, também é possível obter recomendações com base em um gênero específico e até mesmo elementos narrativos. Quer um livro com um bom plot twist ou que trabalhe dilemas éticos? O WhatToReadAfter consegue ajudar dessa forma também.

Da mesma forma como o Librarian AI, o WhatToReadAter também traz links da Amazon para compra direta dos livros, se assim desejar.

3. ReadThisTwice

Um dos diferenciais do Read This Twice é contar com obras recomendadas por celebridades.Um dos diferenciais do Read This Twice é contar com obras recomendadas por celebridades.Fonte:  Read This Twice/Reprodução 

Como o próprio nome dá a entender, a proposta do ReadThisTwice é indicar livros bons o bastante para serem lido duas vezes. Basta usar a caixa de digitação para detalhar o tipo de obra que está procurando e clicar em Ask Sona para receber as indicações.

Caso queira, também é possível utilizar o site para obter indicações de livros feitas por pessoas famosas acessando a aba People, ou recorrer à área Book para encontrar listas com livros de categorias variadas.

4. Find Your Next Book

Você também pode encontrar novos livros com o Find Your Next Book.Você também pode encontrar novos livros com o Find Your Next Book.Fonte:  Find Your Next Book/Reprodução 

Diferente das outras opções apresentadas aqui, o Find Your Next Book exige que você escreva uma pergunta para funcionar. Dessa forma, ele se assemelha ao que temos a oportunidade de ver no ChatGPT.

Da mesma forma como acontece no serviço da OpenAI, quanto mais detalhada for a sua descrição sobre a obra que desejada, melhores serão os resultados. Dessa maneira, vale a pena incluir elementos como gênero literário, autor e até mesmo a temática para conseguir resultados melhores.

5. NextThreeBooks

Basta preencher os campos indicados para receber ajuda da IA do NextThreeBooks.Basta preencher os campos indicados para receber ajuda da IA do NextThreeBooks.Fonte:  NextThreeBooks/Reprodução 

O site NextThreeBooks também é outro que apresenta um funcionamento diferente dos demais. Para obter a ajuda da inteligência artificial, é preciso inserir quatro informações básicas a respeito do livro que procura.

Assim que acessar a página, você vai ver a frase “I am in the mood for a ____ book about _____ that is ____ and has a ____ writing style”. Para obter as indicações, basta preencher os campos, respectivamente, com o gênero do livro, o assunto tratado nele, o tamanho da obra e o estilo de escrita desejado.

Além desse mecanismo, o usuário também pode usar a caixa de texto abaixo deste campo para digitar livremente as informações que vão guiar a IA. Ao colocar esses dados, que incluem sua idade e profissão, o NextThreeBooks também traz com as indicações em conjunto com a citação de uma celebridade que recomendou aquela obra.

6. AI Bookstore

Funcionamento do AI Bookstore é similar ao do ChatGPT.Funcionamento do AI Bookstore é similar ao do ChatGPT.Fonte:  AI Bookstore/Reprodução 

O AI Bookstore é mais um serviço que funciona de maneira parecida com o ChatGPT. Para obter as recomendações aqui, é preciso usar um prompt com o maior número de informações possíveis para que a inteligência artificial faça suas recomendações.

Uma vez iniciada essa interação com a plataforma, ela leva aproximadamente 30 segundos para retornar com as indicações. Aliás, elas inclusive trazem links da Amazon para que você possa comprar o livro caso tenha se interessado por ele.

7. ChatGPT

Inteligência artificial do ChatGPT também pode ajudar com indicações de livros.Inteligência artificial do ChatGPT também pode ajudar com indicações de livros.Fonte:  ChatGPT/Reprodução 

O ChatGPT já é um velho conhecido de quem utiliza ferramentas de inteligência artificial para as mais diversas tarefas. Dentre as suas várias funções, uma das possibilidades é recorrer à tecnologia para obter indicações de livros.

O processo para isso idêntico ao de qualquer outra interação com a ferramenta: basta lançar uma pergunta (como, por exemplo, "você pode me indicar livros parecidos com O Senhor dos Anéis para ler?") e aguardar alguns segundos para receber os resultados. Em geral, a plataforma costuma trazer pelo menos cinco indicações.

Vale notar que, diferente das outras opções, aqui não há indicações de links diretos para comprar as obras. Entretanto, todas as indicações feitas pelo ChatGPT vão trazer o autor do livro e um pequeno resumo para ajudar na tomada de decisão.

E você, já usou alguma ferramenta de inteligência artificial para receber indicações de livros?  Aproveite também para ler sobre como escolher o Kindle ideal. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.