Windows 11: atualização gratuita com chaves antigas do Windows 7 e 8 é encerrada

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11: atualização gratuita com chaves antigas do Windows 7 e 8 é encerrada
Imagem: Unsplash/Reprodução

A Microsoft bloqueou a possibilidade de usar chaves de ativação do Windows 7 e do Windows 8 para realizar o upgrade gratuito para as versões mais recentes do sistema operacional. A mudança começou a ser notada pelos usuários nesta quinta-feira (28).

Na prática, isto significa que se você tem um Windows 7 ou 8 não conseguirá atualizar gratuitamente a sua versão para o Windows 10 ou o Windows 11 utilizando o serial da antiga geração. Neste caso, uma das soluções é comprar a licença da versão mais recente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A atualização gratuita do Windows 10 para o Windows 11 segue disponível.A atualização gratuita do Windows 10 para o Windows 11 segue disponível.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O update sem a cobrança de taxa adicional começou a ser oferecido para os donos de chaves originais do Windows 7/8 em julho de 2015, quando o Windows 10 foi lançado. Dessa forma, o usuário conseguia instalar a então nova geração do software aproveitando o mesmo serial que já possuía.

Este serviço seria oficialmente encerrado em 29 de julho de 2016, como destacou a Microsoft, em comunicado. Porém, a atualização sem custos, inclusive para o Windows 11, nos computadores que cumprem os requisitos mínimos de instalação, continuava disponível até alguns dias atrás.

O que motivou a mudança?

A motivação para o fim da oferta de atualização gratuita do Windows 7/8 para o Windows 10/11 não foi detalhada pela gigante de Redmond, mas pode ter relação com a falta de suporte às versões antigas do sistema operacional. Sem as atualizações de segurança e o suporte técnico, os computadores ficam vulneráveis às ameaças virtuais.

Mesmo com o encerramento do serviço, alguns usuários ainda estão conseguindo realizar a atualização da versão estável do Windows 7 para o Windows 11 22H2, de acordo com o site Deskmodder, enquanto o upgrade não aparece mais disponível no canal Canary, impactando os testadores. O bloqueio total do serviço deve acontecer nos próximos dias.

Por outro lado, a atualização gratuita do Windows 10 para o Windows 11 segue liberada, como afirmou a Microsoft, desde que o usuário tenha uma chave de ativação original e um PC compatível.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.